A Prefeitura de Camaçari está alerta à chuva que tem caído sobre o Município nos últimos 20 dias.
De acordo com a Defesa Civil do Município, os últimos dias têm alternados momentos de sol e muita chuva, sem nenhum caso grave registrado. A expectativa é de que as precipitações atmosféricas reduzam até o final de agosto.
De 1 a 20 de julho foram registradas 579 ocorrências relacionadas com a precipitação atmosférica, dentre as quais 154 pedidos de lona plástica, 29 vistorias técnicas, cinco deslizamentos (nos bairros Piaçaveira, Novo Horizonte, Nova Vitória, Alto dos Noivos e Jardim Limoeiro), 16 desobstruções de rede de esgoto, 363 limpezas de fossa e 12 quedas de árvores e podas preventivas.
O pequeno número de ocorrências durante o período chuvoso é resultado do trabalho realizado nos últimos cinco anos pela Defesa Civil, através da Operação Guarda-Chuva, quando foram feitas diversas ações para diminuir os riscos de enchentes e deslizamentos, a exemplo da dragagem e drenagem do Rio Camaçari, limpeza de valas, bueiros, desobstrução da rede de esgoto e a recuperação do Morro da Manteiga.
A Operação Guarda-Chuva, é resultado da parceria entre a Defesa Civil e secretarias municipais e autarquias, a exemplo da Saúde (Sesau), Desenvolvimento Social (Sedes), Habitação (Sehab), Infraestrutura (Seinfra), Serviços Públicos (Sesp), a empresa de Limpeza Pública de Camaçari e a Superintendência do Trânsito e Transportes.
Através da Operação Guarda-Chuva a população tem acesso, por meio da Sedes, a cestas básicas, auxílio aluguel, colchões, além de ser encaminhada a programas habitacionais da Sehab.
O número da Defesa Civil é 199 e através dele é possível registrar a ocorrência e informar os dados da localização, com ponto de referência.
Trabalho preventivo da Defesa Civil evitou acidentes -