Camaçari adere ao plano

Iwwa Agência
Publicado 02/12/2013 08:12:44

Camaçari aderiu, na tarde de segunda-feira (02/12), ao Juventude Viva – Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra. A cerimônia aconteceu na Escola Parque, em Salvador, e contou com as presenças dos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. A iniciativa visa reduzir a vulnerabilidade e os homicídios da juventude negra.

O prefeito Ademar Delgado, que representou os prefeitos da Região Metropolitana durante o evento, destacou que soube do Juventude Viva através da equipe da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão) e imediatamente decidiu que o Município iria aderir ao plano. “Estamos trabalhando as políticas afirmativas, isso porque, há anos, desrespeitos aconteceram em nosso Brasil. Essa é uma política que precisa ser encarada de frente”, disse o prefeito Ademar, ao destacar que “o governo tem promovido a formação e a qualificação da juventude e priorizado a juventude negra, que é a maioria na população”. 

Na Bahia, outras cinco cidades aderiam ao Juventude Viva – Salvador, Cadeias, Dias D’ Ávila, Simões Filho e Lauro de Freitas. No primeiro semestre de 2014 serão mais 14 municípios, totalizando 20 cidades baianas. O governo federal vai investir R$ 200 milhões no plano.

Para o governador Jaques Wagner, o crime hoje é uma multinacional do mal. “Nosso desafio é diminuir o número de homicídios da juventude negra, entre 15 e 29 anos, e, particularmente, masculina, ampliando as oportunidades”, declarou.

A secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, informou que, em média, dois jovens negros são mortos por hora no país. Ainda de acordo com a secretária, 132 municípios concentram 70% dos homicídios.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, Camaçari entra em uma espécie de mapa de prioridade do governo federal e amplia o acesso a programas e equipamentos, que promovam a cidadania. “Nossa obrigação é permanecer captando esse tipo de benefício”, afirmou o secretário, ao lembrar que a inclusão de Camaçari entre os municípios contemplados com o Plano Juventude Viva é fruto da articulação da administração municipal com os governos estadual e federal, no intuito de promover cada vez mais qualidade de vida e oportunidades para a população”.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari adere ao plano

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.