As ruas de Camaçari ganharam lâmpadas de maior potência e serviços de manutenção de rede em um prazo máximo de 48 horas. A iniciativa, chamada Camaçari Acende, implantada em julho de 2006, já instalou 8 mil novos pontos de luz.
Por mês, são atendidos cerca de 700 chamados. A exceção foi este ano, quando foram realizados aproximadamente 900 atendimentos. Segundo o secretário dos Serviços Públicos (Sesp), Eduardo Magalhães, um dos grandes benefícios do programa é levar energia elétrica a locais mal iluminados. O investimento reforça a segurança e reduz a criminalidade.
O Camaçari Acende envolve manutenção da rede elétrica e obras, realizadas quando são instalados braços e extensão de rede. A proposta é atender a população com comodidade e conforto. O morador não precisa gastar dinheiro nem se deslocar da residência para solicitar o serviço de manutenção de iluminação. Basta usar o telefone, diz Antônio Almeida, coordenador de Iluminação Pública de Camaçari.
A comunidade solicita o serviço através da central, que pode ser contatado gratuitamente pelo número 0800 284 0064. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. As ligações devem ser feitas por linha fixa ou telefone público, nunca por celular.
ATENDIMENTO
Quando a solicitação de reparo diz respeito a somente um ponto de energia, o atendimento é realizado em até 48 horas. Em se tratando de uma quantidade maior, o prazo reduz para 24 horas.
Caso o serviço não seja realizado no período, a população pode prestar queixa na Coordenadoria de Iluminação da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), que fica na rua Lateral de Dentro, Jardim Limoeiro.
Para agilizar o atendimento, o morador deve informar o número do poste ou o cadastro da luminária. Essa é a forma mais rápida de identificar o local onde deve ser feito o reparo. O número de cadastro está no braço da luminária e a identificação do poste na faixa amarela no corpo do mesmo. O cadastro das luminárias começa com as iniciais S e a identificação do poste com a letra X.
Preocupada em garantir mais eficiência ao trabalho, todos os dias, profissionais da Sesp fazem vistorias noturnas pela cidade para verificar algum poste apagado. Mensalmente são investidos R$ 150 mil em manutenção.

Rede elétrica foi ampliada com o Camaçari Acende -