De novembro a março aumentam os riscos de incêndios em vegetação. De acordo com o 4º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar) de Camaçari, neste período crítico, 90% do número de ocorrências atendidas pela unidade são de queimadas. Em janeiro, por exemplo, a unidade registrou 19 ocorrências, sendo 15 incêndios em vegetação. A orla é a região mais afetada.
A educação da população, inclusive das crianças, consiste na melhor forma de prevenção de incêndios, seguida da eliminação ou redução das fontes de propagação do fogo, além da aplicação da legislação.
A baixa umidade do ar, os ventos fortes, a vegetação ressecada e os picos de calor durante o dia são fatores que contribuem para o aumento de incêndios em áreas urbanas e rurais.
As causas dos incêndios em áreas de vegetação têm, na grande maioria, origem humana, a exemplo de cigarros mal apagados na vegetação, queimadas de vegetação e de lixos e lançamento de foguetes. Os incêndios de causas naturais pertencem a uma pequena percentagem do número de ocorrências.
O 4º SGBM de Camaçari solicita o apoio da população para que contribuam no trabalho de prevenção de incêndios e atentem para o manejo do fogo. E ainda adverte que provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização e o conhecimento de órgãos ambientais competentes é crime ambiental.
Comandado pelo capitão Andrade Junior, o 4º SGBM de Camaçari possui um efetivo de 30 bombeiros que trabalham em regime de plantão. Em caso de incêndio, a população deve ligar para o número 193.

Risco de incêndio em vegetação é maior no verão -