Cajuc amplia os atendimentos

Iwwa Agência
Publicado 02/02/2011 04:02:03

Com objetivo de prestar assistência jurídica gratuita à população que não pode pagar os serviços de um advogado, o Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), criado pela atual administração municipal, ganha credibilidade junto à população e aponta um aumento na demanda de serviços.

Inicialmente, o Cajuc seria um órgão complementar ao serviço prestado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, mas, em conseqüência do bom serviço oferecido à população carente, o Centro se tornou referência de assessoria jurídica no Município, registrando uma média de 40 atendimentos por dia.    

Segundo o coordenador e advogado do Cajuc, Augusto de Paula, a demanda é grande em função dos conflitos existentes na sociedade, da quantidade de pessoas carentes que precisam do poder judiciário e não podem pagar as custas do processo e os honorários de um advogado, além da morosidade da justiça em solucionar os problemas existentes, “principalmente pela falta de juiz e serventuários”, segundo Augusto de Paula.

Atualmente, o Cajuc conta com mais de 1.300 processos em tramitação na Justiça. De acordo com Augusto de Paula, o Centro atua em todas as áreas do Direito, mas os casos mais procurados são sobre as questões de família.

“São processos de pensão alimentícia, separações e divórcios, além de investigação de paternidade. Infelizmente os homens não assumem a responsabilidade de pai e abandonam os filhos e companheiras à própria sorte”, informa o advogado.     

A depender do caso é agendada uma nova data para realizar a conciliação. Caso não seja realizado o acordo entre as partes, a ação é ajuizada a favor da pessoa que procurou o serviço jurídico.

Recentemente, o Cajuc passou por uma readequação no espaço físico para melhorar o atendimento e as condições de trabalho da equipe. O Centro possui três advogados, seis estagiários do curso de direito de faculdades municipais, duas secretárias e dois menores aprendizes. 

O Cajuc funciona no prédio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), localizado na rua Goiás, 79, no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, por ordem de chegada.

Slideshow | 2 fotos

Cajuc amplia os atendimentos

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.