O Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania) iniciou nesta segunda-feira (03/09) o agendamento para a assistência jurídica gratuita em setembro. O serviço, realizado através da Prefeitura, contempla os moradores em todas as áreas do Direito, principalmente Pequenas Causas, Cível, Trabalhista e de Familia.
A agenda é aberta no primeiro dia útil do mês. Para setembro foram disponibilizadas 300 vagas. Destas, cerca de 50 foram preenchidas até o final da manhã. Para agendar o atendimento é necessário comparecer ao Cajuc, das 8h às 17h, munido do comprovante de residência e RG, o atendimento é realizado por ordem de chegada.
A dona de casa Maria Araújo ressaltou a importância do serviço oferecido à comunidade. “É uma forma muito importante de ajudar as pessoas que não têm condições de pagar um advogado, estou muito esperançosa”, disse.
A opinião é compartilhada pela também dona de casa, Edna Aurora, que pretende entrar com um processo na vara da Família. “Fiquei surpresa com a agilidade, o Cajuc superou a minha expectativa”. Em média, o atendimento é realizado no prazo de oito dias após o agendamento.
Criado em 2007, o órgão contabiliza mais de cinco mil processos, com 2.800 em andamento. De acordo com coordenador do Cajuc, Augusto de Paula, mais de 80% dos casos atendidos no órgão são relacionados às causas Cíveis e de Família e resolvidos no prazo médio de um ano.
Para atender à comunidade, o órgão dispõe de uma equipe com cinco advogados, entre eles o coordenador, estagiários e voluntários. A equipe realiza atendimento de novos casos, acompanhamento de processo e de audiências.
Além do agendamento realizado no início do mês, o Cajuc mantém uma parceria com a Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e com o Ministério Público para atender ao cidadão encaminhado pelos referidos órgãos.
O Cajuc fica localizado no prédio da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) de Camaçari, na rua Goiás, nº 79, Centro.