Café da manhã homenageia baianas de acarajé

Iwwa Agência
Publicado 28/11/2008 11:11:54

Um café da manhã e uma retrospectiva dos trabalhos realizados marcaram a homenagem oferecida pela Secretaria da Mulher (Semu) ao Dia das Baianas de Acarajé, comemorado no último dia 25. O evento aconteceu nesta sexta-feira (28/11), na Casa do Trabalho, e fez parte da programação dos 16 dias de ativismo contra a violência à mulher.

Para Alexandra Machado, 28 anos, de Coqueiro de Monte Gordo, ser baiana não é para todo mundo. A homenagem é uma forma de demonstrar respeito pela classe.

Maria da Paixão Neves, 65 anos, se orgulha de trabalhar há 40 anos no tabuleiro, onde sustentou cinco filhos e conseguiu ter casa própria. Ela disse que estava emocionada pela lembrança merecida “Há muito tempo o Município vive um outro momento, possibilitando melhorias para a nossa classe”.

O baiano de acarajé Marcos Dantas trabalha no Centro de Abastecimento de Camaçari há 14 anos e falou que apesar de ter sofrido muito preconceito no início, conseguiu conquistar seu espaço, sobrevivendo do que faz. Ele achou ótima a idéia da homenagem porque revive a memória da tradição baiana.

Segundo Claudenise Carvalho, presidente da Associação de Baianas de Acarajé de Camaçari/Orla, criada há dois meses para defender os direitos e deveres da classe, elas tem muito a comemorar com os cursos de capacitação com noções de inglês que geram emprego e renda, além das oportunidades de trabalho com a construção de novas praças. “A nossa maior reivindicação hoje é a construção de uma sede própria para que as 428 quituteiras cadastradas possam se encontrar e ter um espaço”.

A secretária da Mulher, Aurenita Castillo, elogiou as baianas, que de acordo com ela “são mulheres batalhadoras e têm ganhado espaço, melhorado a auto-estima, vontade de vencer e coragem para denunciar”.

Foto: Agnaldo Silva

Maria da Paixão é uma das mais conhecidas de Camaçari -

Mais Notícias

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra Covid

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra C...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.