O prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, defendeu a taxação do capital especulativo com alíquotas bem acima das praticadas para o capital produtivo.
Ele disse ser imperativo a regulação do mercado financeiro. As taxas para quem especula têm de ser bem maiores do que para quem investe na produção. A especulação praticamente não gera emprego e renda, pois visa unicamente o lucro. É a economia parasita.
Na opinião de Luiz Caetano, para enfrentar a crise financeira, é fundamental que os municípios acreditem e invistam na sustentabilidade, priorizando o apoio às micro e pequenas empresas. Para o prefeito, outra saída é o municipalismo.
As declarações foram feitas na noite de quinta-feira (20/11), durante a cerimônia de lançamento da revista Winners, cuja edição é totalmente dedicada a Camaçari.
O evento integra a programação da Semana Global de Empreendedorismo, que acontece até domingo (23/11), na Casa do Trabalho. A revista faz uma homenagem aos 250 anos de Camaçari e os 30 anos do Pólo Industrial.
Divulgada em todos os países do Mercosul, a Winners é editada em três idiomas português, espanhol e inglês – e tem tiragem de 100 mil exemplares. É distribuída na Presidência da República, ministérios, órgãos do Estado, prefeituras, empresas, vôos aéreos, hotéis, embaixadas, consulados e demais setores formadores de opinião.
O diretor presidente da revista, Wanderley Simão, observou que Camaçari completou 250 anos como uma das melhores cidades para viver e investir. Ele disse estar honrado por divulgar o desenvolvimento do Município para todo o Brasil e os demais países do Mercosul.
Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano elogiou a equipe da revista pelo profissionalismo e o fato de divulgar as ações municipais sem nenhuma contrapartida financeira da Prefeitura, o que, para ele, deve virar cultura no país no que se refere aos setores de comunicação.
Ele ainda aproveitou o discurso para defender o municipalismo e a sustentabilidade como instrumentos capazes de ajudar os municípios a enfrentarem a crise financeira internacional.
Para Caetano, o apoio às micro e pequenas empresas, assim como o estímulo à economia solidária e ao empreendedorismo são boas alternativas para suportar as turbulências do mercado.

Evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo -