Caetano participa de reunião com ministro sobre a dengue

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2008 09:12:28

Camaçari quer reforçar ainda mais o programa de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O prefeito Luiz Caetano participa, nesta quarta-feira (10/12), da apresentação do Plano de Ação ao Combate à Dengue.

O encontro, que acontece às 13h30, no auditório da faculdade de Direito da UFBA, em Salvador, terá também as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

O Ministério da Saúde anunciou, recentemente, a liberação de R$ 9,5 milhões para o Estado. O valor será repassado para 45 cidades, incluindo Camaçari, consideradas prioritárias na luta contra o mosquito transmissor. O recurso ajuda a desenvolver atividades contra a dengue, que costuma apresentar maiores índices no verão.

Para tornar o programa ainda mais eficaz, o Município realiza uma intensa campanha de prevenção à doença. Os profissionais do Centro de Controle de Zooneses (CCZ) orientam os moradores, monitoram os estabelecimentos, tratam os reservatórios de água e inspecionam os locais de possíveis dos focos.

O projeto inclui também distribuição de panfletos educativos, palestras nas escolas municipais e comunidade. Os agentes alertam que para o combate ao Aedes Aegypti são necessárias medidas simples, como lavar os pratos dos vasos de plantas, guardar as garrafas vazias e de cabeça para baixo, lavar as paredes internas dos depósitos de água, não jogar lixo em terrenos baldios, cobrir os pneus e guardá-los em locais fechados.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Município (Sesau), a maior predominância do mosquito está em depósitos de água como tonéis, tanques e barris localizados nas residências, que respondem por 90% dos focos. Cerca de 150 profissionais estão envolvidos na campanha.

Foto: Carol Garcia

Município intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.