Camaçari quer reforçar ainda mais o programa de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O prefeito Luiz Caetano participa, nesta quarta-feira (10/12), da apresentação do Plano de Ação ao Combate à Dengue.
O encontro, que acontece às 13h30, no auditório da faculdade de Direito da UFBA, em Salvador, terá também as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do governador da Bahia, Jaques Wagner.
O Ministério da Saúde anunciou, recentemente, a liberação de R$ 9,5 milhões para o Estado. O valor será repassado para 45 cidades, incluindo Camaçari, consideradas prioritárias na luta contra o mosquito transmissor. O recurso ajuda a desenvolver atividades contra a dengue, que costuma apresentar maiores índices no verão.
Para tornar o programa ainda mais eficaz, o Município realiza uma intensa campanha de prevenção à doença. Os profissionais do Centro de Controle de Zooneses (CCZ) orientam os moradores, monitoram os estabelecimentos, tratam os reservatórios de água e inspecionam os locais de possíveis dos focos.
O projeto inclui também distribuição de panfletos educativos, palestras nas escolas municipais e comunidade. Os agentes alertam que para o combate ao Aedes Aegypti são necessárias medidas simples, como lavar os pratos dos vasos de plantas, guardar as garrafas vazias e de cabeça para baixo, lavar as paredes internas dos depósitos de água, não jogar lixo em terrenos baldios, cobrir os pneus e guardá-los em locais fechados.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Município (Sesau), a maior predominância do mosquito está em depósitos de água como tonéis, tanques e barris localizados nas residências, que respondem por 90% dos focos. Cerca de 150 profissionais estão envolvidos na campanha.

Município intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti -