Poucos minutos depois de, em uma eleição tranqüila, ter sido reconduzida para o cargo por 11 votos favoráveis, um contra e uma abstenção, a nova presidente da Câmara Municipal, vereadora Luiza Maia, deu posse ao prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, reeleito no pleito de outubro passado com mais de 72% dos votos do eleitorado do Município.
Em um discurso em que chegou até a desafiar a crise financeira internacional, ao afirmar que Camaçari vai superá-la com trabalho duro, inovação, criatividade, empreendedorismo e ousadia, Luiz Caetano garantiu para a multidão que superlotou a Câmara Municipal, que vai fazer um governo bem melhor do que o anterior.
O prefeito disse que Camaçari fechou um ciclo de crescimento com o governo concluído na quarta-feira (31/12/08), e que começa agora um novo tempo de desenvolvimento para o Município, com obras estruturantes de grande impacto. Anunciou obras importantes, como a conclusão, antes do prazo previsto, da implantação da rede de esgoto, um antigo sonho da população, e citou empreendimentos de grande relevância que serão iniciados este ano na sede e na orla marítima.
O novo governo, segundo Luiz Caetano, vai revolucionar a orla marítima, que além da consolidação da requalificação urbanística vai ganhar seis ginásios de esporte, construídos nas principais localidades da região.
Para a orla também anunciou a construção, por um grupo estrangeiro, de um autódromo, na contra costa de Barra do Jacuípe, agregado a um espaço para mega shows, inédito na Bahia, mais um resort com 1,4 mil apartamentos da bandeira espanhola Meliá, nas imediações de Guarajuba.
Ainda na orla, segundo destacou o prefeito no discurso de posse, será construído o empreendimento Quintas de Arembepe, dotado de equipamentos como hotéis, hospital, faculdade, campo de golfe, área residencial, shopping center e centro de convenções. O projeto já foi aprovado pela Prefeitura e encontra-se em fase de licenciamento no IMA (Instituto do Meio Ambiente). São empreendimentos que vão dar um impulso considerável no desenvolvimento não apenas de Camaçari mas de toda a Região Metropolitana, garantiu Luiz Caetano.
Para a sede, o prefeito garantiu o início da construção, este ano, da Vila Olímpica, com a qual pretende transformar Camaçari no maior pólo esportivo do Norte e Nordeste do país. A intenção é formar atletas e equipes em condições de disputar títulos nacionais e internacionais nas mais diversas modalidades esportivas. Outra importante obra para a sede citada é a implantação da Cidade Técnico Universitária.
Luiz Caetano agradeceu o apoio que tem recebido do presidente Lula e do governador Jaques Wagner, e voltou a ser interrompido com aplausos ao mencionar os esforços que tem feito, com a ajuda do secretário César Nunes, para melhorar a segurança pública no Município, e anunciar uma verdadeira cruzada, envolvendo todos os setores da sociedade, contra a criminalidade, a violência e principalmente o tráfico de drogas.
Outro momento que recebeu demorados aplausos foi quando prometeu fazer um governo amplo, de união das forças políticas para garantir o desenvolvimento sustentável, e revelou resultado de pesquisa concluída no final de dezembro, segundo a qual mais de 70% da população consultada afirmaram estar satisfeitos por morar em Camaçari, enquanto apenas 4% demonstraram insatisfação. Quando eu assumi o governo, em 2005, a auto-estima do povo estava lá embaixo. Isso é sinal de que, indiscutivelmente, estamos no rumo do crescimento.