Defensor intransigente do municipalismo, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, acaba de ganhar mais uma grande arma para ajudá-lo na árdua luta que trava pela autonomia municipal. Em eleição realizada na manhã desta segunda-feira (15/12), em Brasília, ele foi eleito presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup).
O principal foco da ação da entidade, no momento, é exatamente a concentração de esforço em busca de uma reforma tributária capaz de fazer justiça aos municípios como os verdadeiros produtores da riqueza do Brasil.
O prefeito de Camaçari vai presidir a Anamup no biênio 2009-2010. A posse está marcada para o dia 10 de fevereiro, em Brasília.
Como o prefeito Luiz Caetano participa nesta segunda-feira do Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), que acontece em Costa do Sauípe, na Costa dos Coqueiros, durante a eleição em Brasília ele esteve representado pelos secretários Joelson Meira, de Articulação Institucional, e Paulo Cezar Gomes, da Fazenda.
A Anamup representa 937 municípios brasileiros, responsáveis pela grande maioria da produção nacional, dos quais 137 possuem usinas hidroelétricas.
Foram eleitos ainda três vice-presidentes regionais. Para o Nordeste foi escolhido o prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, para o Sudeste Márcia Mendonça, prefeita de Cubatão (SP), e para o Sul se elegeu o prefeito de Joinvile (SC), Carlito Merse.
A eleição definiu ainda o nome de Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas (BA), para presidir o Conselho Deliberativo da entidade.

Prefeito preside a Anamup no biênio 2009-2010 -