Caetano é finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor

Iwwa Agência
Publicado 27/04/2010 03:04:44

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, está entre os doze finalistas da etapa estadual, do Prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A solenidade de entrega da premiação acontece na quinta-feira (29/04), às 18h, na sede da UPB (União dos Municípios da Bahia), no CAB, em Salvador. Na ocasião, vão ser definidos os três primeiros lugares.

O julgamento das ações empreendedoras de Camaçari será feito com base em cinco dos nove projetos inscritos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Município, entre eles, Sistema de Informações Geográficas (SIG), Capacitação e qualificação de empreendedores e trabalhadores – Espaço do Empreendedor -, Mulher Cidadã, Baianas de Acarajé e Experiência em Gestão Empreendedora – Centro Comercial de Camaçari.

O ganhador do primeiro lugar será automaticamente classificado para a etapa nacional, enquanto que o segundo e terceiro colocados ganham certificado e selo de Prefeito Empreendedor. Os destaques temáticos também são premiados.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é realizado a cada dois anos. É oferecido a prefeitos e administradores de todo país que tenham contribuído com o crescimento econômico e social dos Municípios através de projetos que estimulem o surgimento e o fortalecimento de micro e pequenas empresas.

No total, 32 Municípios baianos se inscreveram para concorrer ao prêmio. O prefeito Luiz Caetano foi o vencedor da última edição, realizada em 2007.

SIG
O Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um software livre, que funciona no site institucional da Prefeitura de Camaçari, e disponibiliza dados do Município através de mapas digitais.

O SIG Camaçari possibilita a localização, via internet, de mapas, consulta de parâmetros urbanísticos e de construção, áreas de preservação ambiental, além da localização de logradouros, bairros, escolas, postos de saúde e outros serviços.

QUALIFICAÇÃO
O Espaço do Empreendedor é uma área voltada para treinamentos e qualificações de mão de obra. O local é dotado de infra-estrutura necessária para encontros, como datashow, computador, mesa e televisor de plasma. O espaço conta ainda com uma biblioteca que oferece diversos livros na área de empreendedorismo. O projeto é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

MULHER CIDADÃ
O projeto tem como principal objetivo a qualificação social e profissional, tendo como público alvo as mulheres beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Em apenas duas etapas, mais 1200 mulheres já foram beneficiadas. Durante a terceira etapa, em andamento, a expectativa é de beneficiar mais 400 pessoas.

Durante a capacitação, as beneficiárias recebem material didático, camiseta e lanche, além de certificado e possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

BAIANAS DE ACARAJÉ
O projeto prevê a capacitação e padronização das baianas de acarajé da sede e da orla do Município. O projeto visa levantar a auto-estima, com aulas teóricas sobre a história da baiana, relacionamento com clientes, importância do turismo, conhecimento sobre Camaçari, higiene e manipulação de alimentos, além de um curso básico de inglês para as profissionais da orla. A iniciativa já beneficiou mais de 240 quituteiras do Município.

CENTRO COMERCIAL
Há mais de 30 anos no Município, o Centro Comercial de Camaçari (CCC) é um dos mais importantes pontos de abastecimento da cidade. No local, além de bancas de frutas, as pessoas encontram correspondentes bancários, açougues, lan houses, bombonieres, caixas eletrônicos, bares e uma loja da Cesta do Povo, tudo em um só lugar.

Com uma visão empreendedora a Prefeitura realizou cursos de capacitação e consultoria entre os permissionários da feira. As especializações são realizadas em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sebrae, respectivamente.

Durante as qualificações, os proprietários dos boxes aprenderam sobre reciclagens, higiene e manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, meio ambiente e qualidade de vida.

Foto: Carol Garcia

Luiz Caetano foi o vencedor da última edição do prêmio -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.