O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, novo presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), cumpre extensa programação no Distrito Federal, participando, inclusive, de reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Luiz Caetano será, na terça-feira (10/02), um dos interlocutores da Frente Nacional dos Prefeitos, que conversa com Lula sobre a reforma tributária.
O chefe do Executivo de Camaçari vai defender, no encontro, uma proposta para melhorar a divisão do bolo tributário, favorecendo os municípios. A idéia é chamar a atenção para os percentuais de distribuição praticados hoje, que são de 65% para a União, 20% para os estados e apenas 15% para os municípios.
O entendimento do prefeito é de que os municípios precisam receber mais porque são, de forma concreta, onde a população vive, trabalha e é gerada toda a riqueza da nação.
Uma distribuição mais justa do bolo tributário vai permitir mais investimentos para as cidades e, consequentemente, um atendimento melhor às necessidades da população.
Luiz Caetano também é contra a proposta de mudança do ICMS da origem para o destino, o que penalizaria, em excesso, os municípios produtores. Camaçari, por exemplo, perderia 40% da receita, algo em torno de R$ 200 milhões.
Na quarta-feira (11/02), Luiz Caetano participa ainda das discussões do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas e na quinta-feira (12/02) representa Camaçari no 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Projeto Brasil Município.

Caetano dirige associação dos municípios produtores até 2010 -