O prefeito de Camaçari e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, assinou, junto com o governador Jaques Wagner, o Pacto pelo Direito à Alimentação Adequada no Estado da Bahia. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (08/09), durante a abertura da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia, no Hotel Fiesta, em Salvador.
Na ocasião, Caetano disse que a UPB vai oferecer subsídios e mobilizar os prefeitos para aderirem ao pacto e fortalecer a iniciativa, que tem o intuito de realizar ações conjuntas para consolidar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) na Bahia. Ele falou que iniciativas como estas são importantes porque o debate é realizado com os envolvidos no processo.
O governador Jaques Wagner parabenizou Caetano pelo apoio que tem dado às questões alimentares e ao trabalho realizado à frente da UPB. Wagner ainda falou do orgulho para a Bahia em poder sediar a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada entre os dias 7 e 10 de novembro, que deve contar com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Jaques Wagner afirmou que é preciso criar mais cooperativas e associações para fortalecer e assegurar os direitos dos produtores rurais. “Atualmente, 3 milhões de pessoas vivem da agricultura familiar na Bahia. Temos de avançar cada vez mais em ações para beneficiar essa parcela da população.”
Com o tema Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos, a Conferência Estadual pretende construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável na Bahia, em sintonia com o que está previsto na Constituição Federal, além de promover a soberania alimentar através da implementação da política e do Sisan.
A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional vai até sábado (10/09) e conta com a participação de membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Camaçari. Manoel Raimundo, presidente do conselho, Maria Alves, Mírian Batista, Antônio Carvalho e Luciene Souza foram escolhidos delegados para representar o Município durante o evento.
A abertura da conferência teve início com uma saudação aos 26 territórios de identidade da Bahia e apresentação cultural com os produtos da agricultura familiar. Participaram do evento, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores e a comunidade.