O prefeito Luiz Caetano acompanhou o governador Jaques Wagner na visita realizada na manhã de hoje (20/01) no pólo de Camaçari, onde foi inaugurado o novo laboratório de engenharia de processo da Fafen-BA (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia), incorporada pela Petrobrás desde dezembro de 1993.
Dotado de equipamentos modernos, com tecnologia de última geração e muita segurança, o novo espaço, que abriga a área de controle de qualidade dos produtos da Fafen, possui salas de treinamento, de reunião e de leitura, oficina de equipamentos, laboratórios químico e físico, cromatografia, copa e almoxarifado.
Ainda durante a visita à indústria, o prefeito de Camaçari e o governador da Bahia participaram da inauguração do CIC (Centro Integrado de Controle), que tem a função de interligar, em rede, todas as plantas operacionais, viabilizar a concentração das informações e o direcionamento na operação da unidade produtiva da indústria.
Luiz Caetano disse que a inauguração das duas novas unidades da companhia é uma prova concreta de que Camaçari, com o esforço do governo, do empresariado e da sociedade, teve competência para, com criatividade, saber sair da crise financeira internacional e retomar, rapidamente, o caminho do desenvolvimento.
O governador Jaques Wagner afirmou que os investimentos na modernização da planta da indústria reduzem a emissão de gás carbônico na atmosfera. Ele disse que, em 1992, a Fafen, na época Nitrofértil (Fertilizantes Nitrogenados do Nordeste), seria privatizada, mas foi constatado pelos trabalhadores e deputados que não seria viável privatizar a única empresa pública de fertilizantes do país.

Caetano e Wagner conhecem novas unidades da Fafen -