Camaçari recebe mais um reconhecimento internacional. Desta vez, graças aos cadernos de apoio à prática pedagógica, confeccionados pela Coordenadoria Municipal das Ações de Ensino da Orla.
Ana Diaz, professora de Língua Portuguesa e Cultura da Universidade de Granada, na Espanha, utiliza em sala de aula, parte do material produzido pela equipe de Camaçari. Os cadernos são bem aceitos entre os alunos espanhóis.
Em função do sucesso na experiência, a docente convidou a equipe, coordenada por Kadja Grimaldi, para participar da pesquisa intitulada Adagiário de Língua Portuguesa, aplicado no Município para cerca de 300 professores lotados na orla.
O Adagiário tem a finalidade de levantar todos os provérbios e ditados utilizados na Língua Portuguesa. A professora espanhola também está interessada nos cadernos pedagógicos sobre História e Cultura Afro-Indígena, para usar como conteúdo nas aulas de cultura brasileira.
A Coordenadoria Municipal das Ações de Ensino da Orla está vinculada a Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e funciona na antiga Vaca Mecânica, em Arembepe.
Confecção
Os cadernos são produzidos pela equipe pedagógica e professores da rede municipal da orla. O público são alunos da educação infantil, 1º ao 5º ano, ensino fundamental 2, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes com defasagem de idade e série.
O material didático é produzido a partir de três eixos. O primeiro, de língua portuguesa, se refere ao trabalho de alfabetização, letramento das séries iniciais, finais e educação de jovens e adultos. O segundo, de fundamentação teórica, é voltado para o aperfeiçoamento e atualização dos professores. Já o terceiro, abrange temáticas atuais, a exemplo da Copa do Mundo, Dengue, Meio Ambiente, História de Camaçari, Sabores da Terra, Cultura Afro-Indígena, dentre outros.
Além dos cadernos, a equipe educacional também produz, de forma artesanal, CDs e DVD´s de músicas infantis, com vários ritmos, como samba, jovem guarda e música afro. São contempladas 40 escolas da orla e zona rural de Camaçari.
Para a coordenadora Kadja Grimaldi, o trabalho do professor do Município é voltado para a qualidade do ensino e melhoria no desempenho dos alunos em sala de aula.