Caderneta do Adolescente é implantada

Iwwa Agência
Publicado 02/06/2014 11:06:41

Com objetivo de monitorar a saúde dos jovens com idades entre 10 e 19 anos, a Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), implantou a Caderneta de Saúde do Adolescente. A iniciativa, realizada na manhã desta segunda-feira (02/06), no Teatro Alberto Martins, também vai otimizar as ações educativas voltadas para a juventude do Município.

Em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação), a área técnica da saúde da criança e do adolescente da Sesau irá discutir com os profissionais de educação ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos adolescentes. Os pais dos jovens também serão inseridos nas atividades.

A Caderneta de Saúde do Adolescente será distribuída em toda a rede de ensino pelo Departamento de Atenção Básica. No material há duas guias, uma voltada para o público feminino e outra para o masculino, com dicas e temas de interesses variados. Uma das questões abordadas são os direitos e deveres do jovem com incentivo à cidadania.

Aspectos em relação ao autocuidado nas mais variadas áreas, como odontologia, higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis também são abordados. Há ainda ênfase na educação sexual, com o objetivo de orientar os jovens sobre as dúvidas mais frequentes, o modo correto de prevenir uma gravidez indesejável e doenças sexualmente transmissíveis.

O crescimento, desenvolvimento e a vacinação recebem especial atenção, assim como na Caderneta de Saúde da Criança, mostrando que esses cuidados não devem ser esquecidos na adolescência. Os assuntos são descritos de forma lúdica e com linguagem acessível, o que favorece a compreensão da equipe de saúde, dos jovens e da família.

PROGRAMAÇÃO VESPERTINA

14h – Lançamento de Campanha contra tracoma, hanseníase e geomintíase 

14h30 – Estratégia de Campanha contra tracoma

15h – Estratégia de Campanha contra hanseníase e geomintíase

 

Slideshow | 2 fotos

Caderneta do Adolescente é implantada

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.