O ponto alto do desfile cívico, realizado nesta quarta-feira (28/09), em alusão aos 253 anos de emancipação política de Camaçari, foi a homenagem feita ao prefeito Luiz Caetano pelos portadores de deficiência física contemplados com as cadeiras motorizadas, entregues pela Prefeitura no último mês. A cantora e compositora Telma de Jesus compôs uma música especialmente para agradecer o benefício.
“Estou na cadeira de rodas há 16 anos e meu maior sonho era ter uma cadeira motorizada”, declarou em público quando passou em frente ao palanque oficial, acompanhada dos integrantes da União dos Deficientes de Camaçari e pessoas atendidas pelo Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).
O diferencial do desfile foi a ampliação das arquibancadas, que este ano teve capacidade para atender 1.200 pessoas. Além disso, conforme prometido no último ano, a Prefeitura colocou cobertura nas arquibancadas para proteger o público do sol. A preocupação com a segurança e bem estar da população pôde ser vista ainda através dos gradis, colocados em uma área de 210 metros no entorno do palanque oficial e das arquibancadas.
A população, por sua vez, deu um show de civismo e lotou a avenida 28 de Setembro para prestigiar as mais de sete mil pessoas que desfilaram em homenagem à Camaçari. A estimativa é de que mais de 15 mil pessoas assistiram ao desfile.
Mais de 200 pessoas de diversos setores da administração municipal trabalharam para a realização do evento, que contou ainda com o apoio de 160 pessoas, entre policiais militares e civis, além de prepostos do Juizado de Menores.
Diante do grande número de pessoas, a Prefeitura disponibilizou ambulâncias, estacionadas em pontos estratégicos, assim como a equipe da Defesa Civil, que também ficou de plantão.