Cadastro desatualizado dificulta entrega do IPTU

Iwwa Agência
Publicado 04/03/2010 12:03:48

A desatualização de nomes de proprietários e do endereço para correspondência dificultou a entrega dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), exercício 2010. Segundo a Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz), cerca de 5 mil carnês retornaram por desatualização cadastral.

De acordo com o coordenador de cadastro da Sefaz, Marcos Sobral, os contribuintes que não receberam o carnê devem procurar as Centrais de Atendimento Municipal para solicitar a emissão dos documentos de arrecadação do IPTU, bem como, atualizar o endereço e nome do proprietário do imóvel no Setor de Cadastro Imobiliário.

O ideal é que o contribuinte tome as providências necessárias até o dia 10, para não perder o prazo para o pagamento do tributo com desconto. As Centrais de Atendimento estão localizadas no Centro Administrativo de Camaçari (sede), na Prefeitura Avançada da Orla (Vila de Abrantes) e no Edifício Capemi, em Salvador. Para mais informações, entre em contato pelo disque tributos 3621-6699 ou e-mail tributos2010@camacari.ba.gov.br.

PENALIDADES
Apesar do índice de inadimplência no ano de 2009 ter diminuído de 48% para 28% , a população desconhece as penalidades previstas para quem não realizar o pagamento. A não quitação do imposto até a data de vencimento, acarreta multas e juros, além da ação de dívida ativa que poderá ser pleiteada pela Prefeitura e, em seguida, encaminhada para execução. Nestes casos o imóvel será empenhado.

No caso do contribuinte que não comunicar qualquer alteração cadastral, pode ser multado no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), de acordo com o previsto na lei nº 1.039 artigo 104 de 2009. Entretanto, o contribuinte que possuir justificativa plausível para o fato, poderá entrar com recursos solicitando suspensão da multa junto aos órgãos administrativos (Junta de Julgamento e Conselho Municipal de contribuinte), dirigindo-se a um dos CAMs.

É bom salientar que a desatualização cadastral gera transtornos e prejuízos para os cofres públicos devido aos custos para confecção dos carnês e logística de entrega.

Foto: Nelinho Oliveira

Cerca de 5 mil carnês do IPTU deixaram de ser entregues -

Mais Notícias

Divulgada lista de habilitados nas audições do A Voz de Camaçari Kids

Divulgada lista de habilitados nas audições do A Voz de Camaçari Kids

Sedur apreende mais um veículo por descarte irregular

Sedur apreende mais um veículo por descarte irregular

Vacinação contra Covid continua nesta terça (28) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta terça (28) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us