Até sexta-feira (20/05), os agricultores de Camaçari devem se cadastrar nos registros públicos do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e do CEFIR (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais). As inscrições permitem a continuidade do recebimento dos benefícios junto à Prefeitura e ao governo do Estado. O cadastramento é realizado no Setaf (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), da Sedap (Secretária de Agricultura e Pesca), que fica na Casa do Trabalho, localizada na rua do Migrante, Centro das 8h às 14h.
Os proprietários rurais devem comparecer munidos de documentos originais e cópias da carteira de identidade, CPF e título de posse ou declaração de compra e venda. Após o cadastro, os técnicos da Sedap agendam, de acordo com a disponibilidade dos agricultores, uma visita domiciliar para execução do mapeamento nas áreas rurais.
Os cadastros têm como objetivo mapear todas as áreas rurais do Município, a fim de promover um controle georreferenciado, ou seja, mapeado, de forma eletrônica, pelos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. A meta é incentivar os agricultores a manter um controle de equilíbrio ambiental. Os agricultores que perderem o prazo terão os benefícios de créditos e financiamentos agrícolas suspensos até a regularização.
A lei do novo Código Florestal Brasileiro prevê que os agricultores estejam, obrigatoriamente, inscritos no CAR e no CEFIR para um contínuo monitoramento e fiscalização ambiental.
Produtores de Camaçari devem ter registro no Cadastro Ambiental Rural -