Cadastrados somam mais de 11 mil

Iwwa Agência
Publicado 24/01/2011 12:01:43

A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) atende mais de 11 mil hipertensos e diabéticos, cadastrados no Programa Hiperdia. Os pacientes contam com atendimento especializado, remédios e palestras educativas.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde do Adulto e responsável pelo Programa de Hiperdia no Município, Lúcio Guimarães, todas as unidades dispõem das medicações necessárias para o controle do diabete e da hipertensão arterial. Além disso, a Sesau disponibiliza consultas com cardiologista, endocrinologista, nutricionista, nefrologista, fisioterapia, dentre outros profissionais, além da realização dos exames necessários.

Ainda segundo Lúcio Guimarães, o programa não trabalha apenas com o controle da doença, mas com a prevenção. “Todos os anos as unidades participam das campanhas de combate ao diabete e hipertensão arterial e realizam palestras educativas”, informou.

O Programa Hiperdia funciona em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). A orientação é de que as pessoas com predisposição à doença procurem à unidade mais próxima, com freqüência, para aferição de pressão e realização do teste de glicemia.  Dentre os fatores de risco às doenças estão a obesidade, o sedentarismo ou estresse e a hereditariedade.

Foto: Nelinho Oliveira

Programa Hiperdia funciona nas UBSs e USFs -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.