Camaçari mais uma vez é destaque no Estado. O Município é o primeiro a implantar o asfalto borracha ou asfalto ecológico, material que garante mais segurança para os condutores de veículos e tem maior durabilidade.
A intervenção faz parte do programa Municipal de Pavimentação Asfáltica, cujo objetivo é asfaltar 500 ruas até o final do ano.
Implantado na avenida Otávio Mangabeira, no bairro Burissatuba, o asfalto além de ter maior resistência e custos de manutenção mais barato, também favorece a preservação do meio ambiente, por ter na composição borracha triturada de pneus.
Para Antônio Nunes Vitório, 65 anos, a obra da Prefeitura já tem trazido muitos benefícios para comunidade. “As ruas ficam mais bonitas e nossos imóveis mais valorizados”, afirma o aposentado, morador do bairro há mais de 10 anos.
Na avaliação da comerciante Haideê Miranda, depois do início das obras houve um aumento significativo no movimento do comércio local. “Essa é uma avenida importante para o bairro e precisava ser revitalizada”, explica a proprietária de uma casa de material de construção.
Asfalto Ecológico
A mistura do cimento asfáltico de petróleo com a borracha resulta em um asfalto com características semelhantes as de um pneu, como a capacidade de não perder as funções devido à variação de temperatura, aumento da estabilidade e uma vida útil prolongada.
O asfalto ecológico tem ainda maior aderência e mais elasticidade, o que evita derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus dos veículos em dias de chuva.
Iniciada na manhã desta sexta-feira, a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) estima que a obras na avenida sejam concluídas até o final do dia.