Dama, totó, boliche, pé de lata, trem e vai e vem fizeram parte da exposição da Escola Comunitária Brincando e Criando. Os brinquedos foram confeccionados com materiais reciclados por 85 alunos da educação infantil. O evento, inserido no projeto Criando e brincando com a nossa cultura, aconteceu na praça Bahia, no bairro Novo Horizonte.
A programação contou ainda com desfile da Garota Primavera com material reciclado, apresentação de fantoches, teatro, exposição de arte e poesia. O projeto é realizado dentro dos eixos temáticos Explorando o mundo e Assim se faz artes, voltados para crianças do pré-escolar.
O estudante do grupo 5, Pedro Henrique Silva, de 6 anos, mostrou como se brinca com o pé de lata, que fez com cordão, lata de leite e emborrachado. “Me diverti muito fazendo o brinquedo e gosto de brincar com ele na escola com meus amigos”, finalizou.
Dentre os materiais utilizados pelas crianças estão garrafa pet, lata e embalagem de leite, tampa de garrafa, papelão, papel machê, rolo de papel higiênico e vasilhas de manteiga.
A dona de casa Rosineide Madeiro de Lima, de 28 anos, prestigiou o trabalho do filho Gustavo Lima dos Santos, de 5 anos. “Acho importante, porque a criança aprende mais e estimula a criatividade. Participar de uma atividade como essa ajuda no desenvolvimento do meu filho”, afirmou.
Os alunos participaram ainda de oficina de papel machê, realizada pela Limpec. A aluna do grupo 3, Sâmara Vitória dos Santos, de 3 anos, explicou como faz arte com papel machê. “Pega o papel picado molhado com cola e amassa”, mostrou a estudantes.
Pessoas da comunidade e alunos de escolas públicas e particulares também prestigiaram o evento. A ação, que está inserida no Projeto Paralapracá, voltado para formação de educadores, tem como um dos pontos fortes o envolvimento da família.
A escola Comunitária Brincando e Criando é conveniada com a Prefeitura e a ação foi realizada pela Seduc (Secretaria de Educação) em parceria com a Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), que realizou apresentação de boxe, como estímulo à atividade física.