A Bridgestone Firestone, instalada em Camaçari, comemorou nesta quarta-feira (17/08) a produção de 3 milhões de pneus. Graças aos bons resultados e a adoção de tecnologia de ponta, a unidade poderá ser triplicada nos próximos anos. Outra importante marca para o Município é o fato de 90% da mão-de-obra ser local.
A cerimônia de comemoração contou com a presença do prefeito, do governador Jaques Wagner, do presidente da empresa no Brasil, Humberto Gómez, do deputado estadual Bira Coroa, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Pneus de Camaçari, Clodoaldo Gomes, e secretários municipais.
De acordo com diretor industrial Rioji Hirokawa, a fábrica de Camaçari tem grande importância dentro da empresa e a expectativa é de expandir a unidade, podendo triplicar o tamanho. Em relação aos funcionários, ele afirmou 90% são moradores de Camaçari.
A mão-de-obra se deu muito bem porque é produtiva, criativa e disciplinada, fato que contribuiu, consideravelmente, para a Bridgestone ter atingido a meta de 3 milhões de pneus em um ano e sete meses de operação, afirmou Hirokawa.
Durante o discurso, o prefeito parabenizou os dirigentes e trabalhadores da empresa pelo alcance da meta. Aproveitou para renovar o pedido de que a Bridgestone trabalhe cada vez mais com as micro e pequenas empresas de Camaçari, contrate as pessoas da cidade e desenvolva ainda mais ações sociais no Município, de forma a promover desenvolvimento industrial com avanço social.
O governador Jaques Wagner também parabenizou os integrantes da fábrica e convidou os diretores a implantarem na Bahia outras unidades do grupo, como a de bicicletas, por exemplo.
Como parte das comemorações, foi lançado o projeto Código de Ética da Bridgestone na unidade de Camaçari, marcado pelo plantio de uma muda de Pau Brasil. A proposta, lançada em São Paulo em 2005, é preservar a ética, moral e bons costumes no relacionamento interno e externo, entre trabalhadores, chefia, fornecedores, parceiros comerciais, sindicatos e entidades governamentais em busca de uma condição de sustentabilidade dos negócios da empresa.