Boi Janeiro de Parafuso ganha prêmio nacional

Iwwa Agência
Publicado 04/02/2010 05:02:33

A manifestação cultural mais antiga de Camaçari, Boi Janeiro de Parafuso, foi um dos dez vencedores do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Cultura (MinC). O grupo concorreu com 60 projetos no estado da Bahia, e vai receber R$10 mil para investimento e revitalização do projeto.

O grupo foi inscrito pelo Núcleo de Elaboração de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). No total foram inscritos 2.833 projetos em todo o Brasil e contemplados 195 representantes das culturas populares por região, entre representantes de grupos/comunidades informais e formais, com um investimento de R$2 milhões.

A seleção foi realizada por uma comissão composta por artistas, pesquisadores, técnicos e dirigentes do MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares.

Segundo Valdomiro Nascimento de Souza, conhecido como mestre Miro, responsável pelo grupo Boi Janeiro de Parafuso, o dinheiro do prêmio será investido em novas indumentárias, instrumentos musicais para os 30 integrantes do grupo, além da confecção de um novo Boi, Burrinha e Loba e a criação de um projeto de artesanato, para geração de renda. “É bom educar, ajudar a desenvolver os jovens através da cultura popular e a saírem das drogas, trazendo benefícios para a comunidade”.

No ano passado, o Município recebeu dois prêmios do governo Estadual, concedidos às mestras Elizabete de Souza, do grupo Chegança Feminina de Arembepe e Eliene dos Santos, do Mandú de Monte Gordo.

Slideshow | 2 fotos

Boi Janeiro de Parafuso ganha prêmio nacional

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana esportivo

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana...

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us