Biomonitoramento do ar chega às escolas

ASCOM BOT
Publicado 18/12/2009 11:12:13

O projeto de biomonitoramento do ar chega às escolas de ensino fundamental 2, médio e creches de Camaçari, a partir de fevereiro de 2010. O objetivo é informar sobre as causas e doenças relacionadas à poluição atmosférica.

Através do projeto, o Núcleo de Vigilância em Saúde Ambiental do Município pretende traçar um perfil entre os níveis de poluição e as ocorrências de doenças respiratórias.

A iniciativa funciona através de parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Governo Federal. Para execução, a Prefeitura dividiu a cidade em 20 pontos.

A avaliação é feita através de três etapas simultâneas, que consiste na coleta de folhas da árvore da espécie Munguba, flores para contagem de grãos de pólen e dados de saúde em crianças de até 4 anos com problemas respiratórios e atendidas no Pronto-Atendimento (PA) da Gleba B e Hospital Geral de Camaçari (HGC). Ano que vem, a pesquisa chega aos PAs do Nova Aliança, Vila de Abrantes, Monte Gordo e Arembepe.

As folhas de árvores e as flores colhidas são encaminhadas para a Universidade de São Paulo (USP), onde é feita a técnica de fluorescência de raio X. Todos os elementos serão analisados durante três anos. Finalizada, a iniciativa vai auxiliar na formulação de políticas públicas de prevenção e redução das doenças causadas pela poluição do ar.

“Com isso, a Prefeitura terá um diagnóstico ambiental e poderá traçar um perfil epidemiológico do Município”, informa Patrícia Alcarria, coordenadora da Vigilância Ambiental. Ela ainda diz que os técnicos da USP pretendem vir a Camaçari até fevereiro para divulgar os resultados das primeiras amostras coletadas.

O projeto de biomonitoramento do ar é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e integra o Programa Federal Vigiar (Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade do Ar).

Foto: Carol Garcia

Crianças aprendem sobre doenças ocasionadas pela poluição -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Sedap dinamiza feiras itinerantes

Sedap dinamiza feiras itinerantes

Decreto prorroga medidas preventivas à Covid-19 até o dia 19 de fevereiro

Decreto prorroga medidas preventivas à Covid-19 até o dia 19 de fev...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.