Duas bibliotecas em Camaçari vão passar por um processo de modernização. A Jorge Amado vai ganhar um projetor de filmes, um telecentro mais completo, outros móveis e um acervo de mil livros, enquanto a Comunitária de Vilas de Abrantes será contemplada com melhores equipamentos, computadores de última geração e mais 600 títulos.
O anúncio foi feito pelo secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, quando da inauguração, na noite da última sexta-feira (25/09), da sede da Secretaria da Cultura (Secult), localizada no Centro de Camaçari.
As duas bibliotecas receberam diversos equipamentos, graças a projetos apresentados pela Secult, e aprovados pela Fundação Pedro Calmom e pelo Ministério da Cultura (MinC).
O novo endereço da Secult é um prédio histórico, que já abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal. Totalmente reformado, o imóvel que também sediará o Arquivo Público Municipal conta com 12 salas, copa, cozinha, almoxarifado e quatro banheiros.
O prefeito Luiz Caetano, durante a cerimônia inaugural, salientou a importância da cultura para a formação do cidadão, ao afirmar que só se faz a transformação de um povo, através de políticas públicas sócio-culturais.
A classe artística de Camaçari também esteve presente à festa, a exemplo da entusiasmada diretora do Grupo Cultural TAC (Teatro Amador de Camaçari), Cilene Guedes. Para ela, a Secult é o grande elo de comunicação entre o poder público e os artistas. A mudança de endereço vai facilitar o acesso de diversos segmentos artísticos e culturais à secretaria, explicou.
O deputado estadual Bira Coroa parabenizou o governo municipal pela reforma do prédio e disse que Camaçari passa por diversas transformações estruturais e que a sede da Secult não poderia ficar de fora. Acrescentou ainda que a cultura é alma do povo.
A festa de inauguração foi à base de muito samba de roda, num Ponto Móvel Projeto Cultural da Cidade do Saber, em parceria com a Secult. A festa teve apresentação de diversos grupos culturais, como Abolição Capoeira de Arembepe, Grupo de Capoeira Inclusiva da APAE, de samba de roda, como Espermacete, Nativas de Arembepe, Reisado, musical Padim Vô, e de dança da Cidade do Saber, além do repentista Bule-Bule, do cantor Enoque Norberto e da banda percussiva da Casa da Criança.

Inauguração contou com a presença do Prefeito Caetano -