Cerca de 100 pescadores e marisqueiros de Camaçari, que se cadastraram na Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), receberam a visita de um assistente social. A iniciativa, que teve o intuito de avaliar a real situação das famílias, antecede o pagamento do benefício de um salário-mínimo (R$ 880,00), durante três meses, em função da época de adversidade climática.
Durante a visita é solicitada a documentação comprobatória para atestar o exercício da atividade. A estrutura da residência é observada e as famílias respondem a um questionário social. Este ano, a Sedap cadastrou 108 pescadores e marisqueiras de Jauá, Arembepe, Barra do Pojuca, Itacimirim e Barra do Jacuípe. O processo será finalizado na próxima semana, para que os relatórios sejam analisados.
A época da adversidade climática no Município compreende os meses de junho, julho e agosto, período que acontece a reprodução dos peixes e que há uma maior incidência de chuva e ventos fortes, que impossibilitam a atividade pesqueira.
A primeira parcela do benefício pode ser efetuada até o início de julho e para receber é necessário que os profissionais estejam inscritos na Colônia de Pescadores Z-14, em Arembepe, que exerçam atividade pesqueira por um período mínimo de um ano e não possuam nenhuma renda fixa, a exemplo de aposentadoria.
Pescadores recebem benefício durante período de adversidade climática -