O prefeito Ademar Delgado reuniu, na manhã desta quinta-feira (17/03), com cerca de 100 ambulantes e barraqueiros da praia de Jauá, para tratar da proposta de parceria com a Cervejaria Itaipava. A reunião aconteceu na Associação de Moradores da localidade.
A parceria tem objetivo de oferecer estruturas móveis para os barraqueiros e ambulantes das praias do Município, sempre com respeito aos limites determinados pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União). A adesão ao kit é opcional e a parceria é feita diretamente com os comerciantes. Em regime de comodato, os comerciantes contarão de forma gratuita com barraca, caixa térmica, jogo de mesa com cadeiras e sombreiro.
Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado ressaltou que o governo tem responsabilidade com todos os moradores e que também busca parcerias para cuidar das pessoas, mesmo quando a questão não é municipal. “Temos que buscar solução definitiva para resolver a questão dos barraqueiros, no entanto, a parceria é uma importante alternativa. Vale ressaltar que ninguém é obrigado a pactuar, uma vez que a adesão é opcional”, disse o gestor de Camaçari.
A secretária de Governo, Jailce Andrade, também participou da reunião e falou da importância da proposta de parceria e da atenção da administração municipal com barraqueiros e ambulantes. “Isso é uma preocupação de anos e queremos dar condições para que vocês possam continuar trabalhando na praia”, disse a titular da Segov (Secretaria de Governo), que na ocasião alertou os comerciantes sobre a limpeza da praia e a qualidade do atendimento.
Satisfeita com a proposta, a vendedora ambulante Lucilene Souza de Paula, de 37 anos, que trabalha no ramo há 20 anos, confessou que ficou radiante com a novidade. Ela declarou que agora não será mais discriminada. “Para nós, esta parceria será ótima”.
De acordo como o gerente regional de operações e vendas da Itaipava, Carlos Vincentini, os kits beneficiarão todos os comerciantes da orla do Município, devidamente cadastrados na Prefeitura e que queiram aderir à parceria. Ele informou ainda que a pactuação com a cervejaria não exige exclusividade com a marca. Os kits serão entregues inicialmente na praia de Jauá, depois se estenderão pelas praias de Barra do Jacuípe, Emissário, Guarajuba, Itacimirim e Arembepe.
No sábado (19/03), acontece o cadastro dos ambulantes e barraqueiros de Jauá, na Associação de Moradores. A previsão é que os kits sejam entregues uma semana após a inscrição.
PRESENÇAS
Participaram da reunião os secretários do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, o subsecretário da Seops (Secretaria da Ordem Pública e Sustentabilidade), Eraldo Reis, além do Coordenador Administrativo de Jauá, Edson Pinheiro.