A comunidade de Barra do Pojuca vai contar, a partir desta terça-feira (27/05), com mais um equipamento público instalado para oferecer melhor qualidade de vida, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Casa da Família. A inauguração está marcada para 16h. A presença do prefeito Luiz Caetano está confirmada.
Instalada na rua Filogônio de Oliveira, no prédio da antiga delegacia, a unidade visa promover a emancipação social e econômica das famílias, através da inclusão produtiva. Para alcançar o objetivo, o Cras – Casa da Família oferece atendimento psicossocial, ações de inclusão produtiva, encaminhamentos para rede sócio-assistencial, a exemplo das demandas por saúde, habitação e visitas domiciliares.
A unidade dispõe ainda de turma de alfabetização de adultos, oferecida através do programa municipal Alfabetiza Camaçari, o sistema de horta comunitária e vai implantar o Cras Itinerante para levar o serviço aos locais mais distantes.
A partir de junho, todas as Casas da Família vão passar a contar com atendimento jurídico através do Balcão da Cidadania, a ser implantado.
Composto por duas salas de atendimento, uma sala de grupo, recepção, copa e sala administrativa, o Cras de Barra do Pojuca segue a estrutura padrão de todas as unidades. A equipe é formada por dois psicólogos, dois assistentes sociais, auxiliar administrativo, recepcionista, vigilante, coordenador e auxiliar de serviços gerais.
Com a nova unidade, Camaçari passa a oferecer quatro centros nas localidades de Barra do Pojuca, Parafuso, Buri Satuba e Nova Vitória. Cada uma projetada para atender cerca de 4 mil pessoas por ano.
Somente no bairro da Nova Vitória, a unidade atende 1.200 famílias, cerca de 5 mil pessoas. A expectativa da Prefeitura é construir, até o final do ano, um Cras especial para a comunidade quilombola de Cordoaria, que atenderá as 200 famílias do local.

Centro de Referência funciona no prédio da antiga delegacia -