Espaço de integração da comunidade que une economia, culinária, arte e geração de renda. Assim pode ser definido o Centro Comercial de Barra do Pojuca, reativado sexta-feira (04/07). O novo equipamento funciona na rua Filogônio de Oliveira e representa um investimento de R$ 300 mil.
Com 20 boxes, dois sanitários e estacionamento para 60 veículos, o centro conta com cozinha comunitária Curuca, o terceiro Centro de Economia Solidária do Município e um posto da Secretaria de Turismo (Setur) com informações sobre passeios, trilhas, hospedagens, entre outras coisas.
Jocilene dos Santos, proprietária do box 6, mostrou-se bastante satisfeita e esperançosa com a reinauguração do mercado. Ela acredita que as vendas aumentem agora, já que muitas pessoas irão ver como o local ficou.
A artesã Alice Barbosa disse que a reforma é muito importante para os comerciantes locais. Isso é um reconhecimento do nosso trabalho. Além de deixar o mercado mais bonito, nós, artesãos, teremos mais um espaço para mostrar os frutos da terra. No local, 30 artesãos da sede e orla do Município serão beneficiados.
A administração do mercado fica por conta de parceria entre as secretarias de Serviços Públicos (Sesp), da Assistência Social (Seas), de Turismo (Setur) e Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes).
A cozinha Curuca é um espaço comunitário de qualificação alimentar. Serão oferecidos cursos de culinária, reaproveitamento de alimentos e garçom.
Para participar, os interessados devem se inscrever no CRAS – Casa da Família (Centro de Referência a Assistência Social) de Barra do Pojuca. As aulas acontecem durante a semana, com turmas de até 10 pessoas.

Espaço reúne centro de compras, artesanato e culinária -