Bandeira Azul é hasteada em Guarajuba e Itacimirim nesta terça (7/12)

ASCOM
Publicado 07/12/2021 06:12:59

Os selos Bandeira Azul 2021-2022 das praias de Itacimirim e Guarajuba, em Camaçari, foram renovados. O município é o único do Nordeste a contar com duas certificações. Os atos de hasteamento das bandeiras marcaram oficialmente a concessão, que ocorreu na manhã desta terça-feira (7/12), na Rua 9, em Itacimirim, que mantém o selo pelo segundo ano consecutivo, e no Condomínio Paraíso, em Guarajuba, que conquista a certificação pela terceira vez seguida.

A Bandeira Azul é uma certificação internacional recebida pela prefeitura de Camaçari através da Secretaria do Turismo (Setur). A iniciativa é promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição não governamental com escritório central na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, relatou que com o crescimento de Camaçari também surgem novas responsabilidades e problemas a serem geridos. “Felizmente, graças à competência do nosso prefeito Elinaldo, e de toda a equipe do governo, hoje nós estamos vendo novamente as coisas acontecerem. A renovação dessas duas bandeiras é uma conquista muito valiosa, porque é necessário atender a uma série de 33 critérios que dizem respeito a itens como segurança, qualidade da água, ordenamento, limpeza, dentre outros, e nós obedecemos”, relatou Tude, reconhecendo a responsabilidade que o município possui de seguir sendo digno do selo de projeção mundial.

Leona Bernardi, coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil do Instituto Ambientes em Rede (IAR), enfatizou o reconhecimento internacional que esses selos conferem às praias de Itacimirim e Guarajuba. “Eles colocam Camaçari no mapa global de praias do programa, sendo que a maioria delas ainda está na Europa”, esclareceu. Leona ponderou que uma das questões que o Brasil precisa enfrentar é a relação do país com seu ambiente costeiro, entendendo melhor sua relação com o oceano e com as particularidades do bioma que se manifesta do norte a sul do país. Segundo a especialista, há especificidades em cada região, além da necessidade de compreendê-lo enquanto área de integração com a comunidade”, explicou Leona.

Cristiane Bacelar, secretária da Setur, está certa de que o selo Bandeira Azul é mais um passo rumo à transformação do turismo enquanto principal matriz econômica do município, ao tempo que reconhece a conquista como fruto de trabalho duro. “Manter uma certificação não é fácil. É um trabalho hercúleo, diuturno, que a Setur vem realizando com muita seriedade, e isso porque essa certificação traz pra gente um credenciamento a mais como um município turístico”, reconheceu. Nas cerimônias desta manhã, a pasta afirmou que o próximo passo é conquistar certificações para três outras praias camaçarienses.

Alexandre Torres, morador de Itacimirim, manifestou felicidade com a conquista. “Manter um selo como esse, de qualidade ambiental, é uma responsabilidade, principalmente pra quem é morador há muitos anos. O desafio é aproveitar esse selo para promover a educação ambiental, a fim de motivar tanto moradores como visitantes a preservar um pouco do paraíso que nós temos aqui em Itacimirim”, afirmou.

Tania Araújo, moradora há 11 anos de Guarajuba, reconhece que o selo contribui para organização do espaço praieiro, mas ainda há desafios a superar. “A Bandeira Azul para Guarajuba foi muito importante para a preservação da praia, para disciplinar o uso”, pontuou.

Fizeram parte das cerimônias de hasteamento da Bandeira Azul em Itacimirim e Guarajuba, as titulares das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, bem como o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta. O ato contou ainda com representantes do Conselho Municipal de Turismo de Camaçari, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de moradores e frequentadores dos locais.

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.