Bandas, fanfarras e grupos culturais dão um show durante desfile em Abrantes

Ascom
Publicado 18/09/2022 02:09:43

Um dos pontos altos e que torna os desfiles cívicos ainda mais especiais são as apresentações das bandas marciais, fanfarras, grupos percussivos e de manifestação da cultura popular. Foi o que se confirmou na manhã deste domingo (18/9), em Vila de Abrantes, durante o evento, que marca na Costa de Camaçari, as celebrações pelos 264 anos de emancipação política da cidade, a ser comemorada no dia 28/9. Oportunidade em que, além de música, as atrações garantiram um espetáculo à parte.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com estrutura montada nas imediações da Praça da Matriz da localidade, a parte cultural do evento, executada pela Secretaria da Cultura (Secult), foi marcada pela musicalidade dos grupos vindos de diversas localidades do município, que se intercalaram entre as apresentações das escolas.

Na ocasião, desfilaram as bandas marciais Joana Angélica (BAMAJA), Municipal de Camaçari (Bamuca), e de Vila de Abrantes (FANESVA); as fanfarras Popular de Parafuso (FANPOP), Estudantil de Parafuso (FANESP), Estudantil de Camaçari (FANESC), e Municipal Popular de Vila de Abrantes (FAMPA); os grupos de dança Live Dança e de Dança Mix; as bandas percussivas Som do Timbau, Tambores da Cordoaria, Percussão do CEMA e Charanga de Abrantes; além dos grupos de manifestações da cultura popular Boi Estrela de Barra do Jacuípe e Associação de Capoeira Engenho.

Além de promover a preservação das manifestações da cultura popular do município, os grupos são importantes instrumentos de inclusão social e transformação de vidas, pois levam cultura e cidadania para crianças, jovens e adultos, bem como fomentam a manutenção e preservação das tradições.

A retomada das atividades, sobretudo, dos desfiles cívicos, após dois anos de suspensão em decorrência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foi celebrada pelos representantes dos grupos, que estavam agradecidos ao governo municipal por todo o incentivo e apoio dado à cena cultural da cidade, o que reflete o compromisso da gestão em promover o segmento.

Segunda banda mais antiga do município, com status de Patrimônio Cultural e Imaterial de Camaçari, a FANESVA, que tem sua origem em Vila de Abrantes, completa 37 anos de existência neste mês. Detentora de vários títulos no Campeonato Baiano, ela é a atual campeã do Nordeste de Bandas e Fanfarras. Composta por 130 integrantes (destes, 100 tocaram e desfilaram), a banda demonstrou toda a sua arte, cultura e tradição num espetáculo cheio de beleza e graça. Como novidade, levou ao desfile uma comissão especial formada por novos talentos e alunos veteranos.

O presidente e fundador da banda, Nivanildo Santos da Silva, conhecido popularmente como Vando da Fanfarra, 49 anos, falou da felicidade em participar de mais um desfile cívico de aniversário da cidade e, nele, poder comemorar também o da banda. “Pra nós, da FANESVA, o sentimento é ainda maior em desfilar na comunidade que fazemos parte”, disse emocionado ao frisar que “as apresentações são uma excelente oportunidade para os grupos mostrarem ao público o trabalho desenvolvido e, dessa forma, levar alegria às pessoas”.

Valorizando e difundindo as tradições culturais de Camaçari, outro grupo que distribuiu simpatia durante o desfile foi o Boi Estrela de Barra do Jacuípe. Como um dos representantes das manifestações populares do município, o grupo, inspirado no boi-bumbá ou bumba meu boi, surgiu há 86 anos e tem mais de 30 componentes.

À frente do grupo há mais de 25 anos, está Laudelino Brandão, mais conhecido como mestre Careca, 78 anos. Segundo ele, “contribuir para manter viva as tradições do povo camaçariense é o que move o Boi Estrela de Barra do Jacuípe”, destacou ao dizer ainda que “é muito gratificante poder retomar as atividades e apresentar no desfile a história ancestral da nossa comunidade”.

Na oportunidade, a secretária da Cultura, Márcia Tude, falou sobre as ações promovidas pela gestão no sentido de manter, difundir, fomentar e fortalecer o trabalho realizado pelo segmento cultural do município e citou o Edital Evandro Amaro, lançado em agosto pela prefeitura, por intermédio da Secult, em parceria com a Seduc. A iniciativa destina R$ 100 mil para propostas de atividades artísticas de 10 grupos musicais, totalizando R$ 1 milhão investido. A titular da Secult disse também, que a pasta já está em seu 31º edital e anunciou o lançamento do edital de oficineiros, que dará condição para os que fazem oficinas práticas e de nível superior possam receber por suas produções.

Os desfiles cívicos têm como objetivo, entre outras coisas, promover o civismo entre as pessoas, o que, consequentemente, atrai muitas famílias. Assim aconteceu em Vila de Abrantes, ocasião em que Bruna Caldas e seu esposo, Jean Lima, ambos com 27 anos, foram prestigiar a atividade e levaram a filha e a sobrinha, de 2 e 7 anos, respectivamente. Moradores de Buris de Abrantes, eles falaram da satisfação em participar e valorizar o acontecimento no lugar onde moram. Ainda, segundo eles, trazer as crianças é importante para transmitir desde cedo esse sentimento de patriotismo e pertencimento. O casal ressaltou ainda, que a organização da festa está de parabéns.

Além da participação de alunos de oito unidades que integram a Rede Pública Municipal de Ensino, participaram do desfile pelotões de outras entidades, como o Tiro de Guerra de Camaçari, Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, Desbravadores, dentre outros.

A abertura das comemorações em homenagem aos 264 anos de emancipação política de Camaçari ocorreu em Monte Gordo, no último dia 10/9. O encerramento das festividades acontece no dia 28/9, data que marca o aniversário da cidade. O ato cívico será realizado a partir das 8h, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).

Mais Notícias

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us