Banco necessita de doadores

Iwwa Agência
Publicado 14/01/2013 04:01:19

O Banco de Sangue do HGC (Hospital Geral de Camaçari) necessita de doações de todos os tipos sanguíneos. Além do hospital, o espaço atende as unidades de saúde de Camaçari, os municípios de Dias D`Ávila e Mata de São João e, em alguns casos, cidades vizinhas em situação de emergência de estoque. 

De acordo com a enfermeira e triagista do Banco de Sangue de Camaçari, Ana Iara Carneiro, o tipo sanguíneo O negativo tem sido o mais procurado por ser tido como doador universal. Por conta do estoque baixo, o HGC reprogramou algumas cirurgias e o Banco de Sangue, por não atender todas as solicitações do hospital, solicitou o suporte do Hemoba de Salvador.

Diante da proximidade do Carnaval, a situação se torna ainda mais preocupante, explica Ana Iara Carneiro. “Uma vez que aumenta o número de acidentes e, consequentemente, a necessidade de bolsas de sangue”. Em virtude disso, o Banco de Sangue convoca a população a doar sangue.

As pessoas interessadas em doar sangue devem se dirigir ao Banco de Sangue do HGC, situado na avenida Jorge Amado, s/nº, no bairro Jardim Limoeiro. Se preferir, o atendimento pode ser agendado através do telefone 3644-4252.

Excepcionalmente nesta semana a coleta de sangue será realizada nesta terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17/01), das 8h às 12h e das 13h às 16h. A partir da próxima semana, o atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, obedecendo ao horário de funcionamento da unidade. As terças e quartas-feiras, o Banco de Sangue funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h, enquanto as segundas, quintas e sextas-feiras, o serviço de coleta de sangue funciona das 8h às 12h.

Para fazer a doação é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido alimentos gordurosos e ter tido uma boa noite de sono. O doador deve ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e portar documento de identificação com foto. Jovens com idade entre 16 e 18 anos podem fazer a doação, desde que estejam acompanhados de um responsável legal.

O homem pode doar até quatro vezes por ano, obedecendo ao intervalo mínimo de dois meses entre as doações. No caso das mulheres, a coleta de sangue pode ser feita no máximo três vezes no ano, com intervalo de três meses.

Caso o doador esteja usando algum tipo de medicamento, deve informar ao atendente no momento da triagem para que o profissional possa avaliar a viabilidade da doação.  

 

Foto: Agnaldo Silva

Tipo de sangue O negativo é o mais procurado -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us