Com estoque de sangue do tipo O negativo zerado, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia) de Camaçari, conhecida como Banco de Sangue, precisa de doadores. A necessidade principal é para este tipo sanguíneo, por ser doador universal, mas o local também está sem disponibilidade de bolsas do tipo AB negativo e com estoque reduzido dos tipos A negativo e B negativo.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos, saudáveis, que estejam alimentadas e tenham dormido bem, com repouso mínimo de 6 horas. É necessário apresentar original ou cópia autenticada de um documento de identificação com foto.
Os doadores precisam ainda, no dia anterior à coleta, não ter ingerido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. No caso dos fumantes, evitar o uso do cigarro duas horas antes.
Para doar sangue as pessoas passam por um processo de triagem clínica. Estão impedidos de realizar doação quem fez tatuagem ou colocou piercing há menos de um ano, fez endoscopia há 6 meses, gestantes ou mulheres que estejam amamentando e pessoas que tenham tido doença de chagas ou hepatite após os 10 anos de idade.
Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses, e as mulheres podem doar três vezes por ano, com intervalo de três meses. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Quem tem 60 anos ou mais só pode realizar o procedimento se já tiver doado anteriormente.
O Banco de Sangue fica no anexo do HGC (Hospital Geral de Camaçari), na avenida Jorge Amado, s/n, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Banco de Sangue de Camaçari precisa de sangue do tipo O negativo -