O Banco de Sangue de Camaçari faz um apelo à comunidade para que doe sangue à unidade. A necessidade maior é em relação aos sangues O, A, B e AB negativo, considerados raros e que estão escassos. Dos tipos sanguíneos citados, o local só conta com cinco bolsas do tipo O negativo.
Os interessados em fazer a doação devem comparecer ao Banco de Sangue de Camaçari, situado ao lado do Hospital Geral de Camaçari. O atendimento para coleta é das 8h às 12h e das 13h às 16h30, nas segundas, terças e quintas-feiras e das 8h às 12h, nas quartas e sextas-feiras.
Para doar sangue, a pessoa deve levar o documento de identidade, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido bem à noite e não estar em jejum, o ideal comer alimentos leves e não gordurosos. Não é possível fazer a doação se estiver com febre, gripe ou resfriado.
O procedimento para doação é bastante simples. Depois de cadastrado, a pessoa passa por uma triagem que consiste na entrevista e exame clínico. Se estiver apto, o doador realiza ainda um teste de anemia e, estando tudo normal, realiza a doação.
A doação de sangue pode ser feita em um prazo superior a dois meses para homens e a três meses no caso das mulheres. No entanto, não pode ultrapassar quatro e três doações ao ano, respectivamente. O intervalo é necessário para evitar a ocorrência de futuros problemas de saúde ao doador.

O banco de sangue de Camaçari funciona no HGC -