Banco de Sangue precisa de doadores

Iwwa Agência
Publicado 03/10/2008 01:10:49

O Banco de Sangue de Camaçari faz um apelo à comunidade para que doe sangue à unidade. A necessidade maior é em relação aos sangues O, A, B e AB negativo, considerados raros e que estão escassos. Dos tipos sanguíneos citados, o local só conta com cinco bolsas do tipo O negativo.

Os interessados em fazer a doação devem comparecer ao Banco de Sangue de Camaçari, situado ao lado do Hospital Geral de Camaçari. O atendimento para coleta é das 8h às 12h e das 13h às 16h30, nas segundas, terças e quintas-feiras e das 8h às 12h, nas quartas e sextas-feiras.

Para doar sangue, a pessoa deve levar o documento de identidade, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido bem à noite e não estar em jejum, o ideal comer alimentos leves e não gordurosos. Não é possível fazer a doação se estiver com febre, gripe ou resfriado.

O procedimento para doação é bastante simples. Depois de cadastrado, a pessoa passa por uma triagem que consiste na entrevista e exame clínico. Se estiver apto, o doador realiza ainda um teste de anemia e, estando tudo normal, realiza a doação.

A doação de sangue pode ser feita em um prazo superior a dois meses para homens e a três meses no caso das mulheres. No entanto, não pode ultrapassar quatro e três doações ao ano, respectivamente. O intervalo é necessário para evitar a ocorrência de futuros problemas de saúde ao doador.

Foto: Agnaldo Silva

O banco de sangue de Camaçari funciona no HGC -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.