Camaçari implanta a segunda cooperativa de servidores municipais de todo o Estado. A iniciativa foi autorizada pelo Banco Central (BC), que aprovou a criação da Servforte – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de Camaçari.
A entidade será destinada, inicialmente, aos trabalhadores efetivos, com concessão de empréstimos. Os 24 associados já foram informados da decisão do BC.
A cooperativa gera capital através das cotas pagas pelos associados. Mensalmente é descontado 1% do salário do servidor, valor que não pode ser inferior a R$ 10,00.
A Servforte foi constituída em assembléia-geral realizada em 30 de junho deste ano e funciona no Espaço Conviver, localizado na rua Francisco Drumond, centro.
As cooperativas são sociedades civis, compostas por pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, sem fins lucrativos e não sujeitas à falência. As cooperativas de crédito são instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional e o funcionamento é definido pelo Conselho Monetário Nacional.
Elas concedem crédito e prestam serviços financeiros aos associados de forma mais vantajosa, pois cobram juros menores, remuneram aplicações a maiores taxas, cobram menores tarifas e funcionam com menores exigências, quando comparadas aos bancos e financeiras tradicionais.