A Banda Municipal de Camaçari ficou em primeiro lugar na categoria divisão única, grupo musical com maior variedade de instrumentos, inclusive tuba e bombardino. O Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras foi realizada sábado (06/12), em Salvador.
Gilmar Joaquim, da BAMUCA, também venceu a competição como melhor maestro. A fanfarra da cidade de São Francisco do Conde ficou em segundo lugar, enquanto a Dragões da Bahia (Salvador) faturou a terceira colocação.
A competição, promovida pela Associação Baiana de Fanfarras (Afab), contou com a participação de 20 grupos musicais divididos em cinco categorias.
Os grupos foram selecionados em 10 etapas realizadas em várias cidades. Camaçari sediou a última fase de classificação, dia seis de novembro, com a apresentação de 26 fanfarras de todo estado.
Com 120 integrantes, entre músicos, coreógrafos, professores e instrutores, a BAMUCA é considerada uma das bandas de fanfarra mais importantes e premiadas da Bahia.
Desde 1977, quando foi fundado, o grupo já beneficiou mais de 3 mil jovens com aulas gratuitas de música e noções de cidadania.
A BAMUCA tem o apoio da Prefeitura que fornece equipamentos musicais, fardamentos e ajuda financeira para o deslocamento dos integrantes para apresentações em outras cidades.

Grupo está entre os melhores do país -