Bamuca desfila na festa da Independência da Bahia

Iwwa Agência
Publicado 01/07/2008 08:07:26

A Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) participa nesta quarta-feira (02/07), em Salvador, do desfile dos 185 anos da Independência da Bahia. Considerado um dos mais importantes grupos de fanfarra do estado, a Bamuca desfila a partir das 15h, da praça Municipal até o Campo Grande.

Segundo Gilmar Joaquim, presidente e regente da Bamuca, os 100 integrantes da banda prometem um show especial durante as cerca de duas horas de desfile. Mais de 20 músicas, de Luiz Gonzaga a Ivete Sangalo, serão executadas durante a apresentação. A Bamuca desfila no 2 de Julho junto com outras 20 fanfarras de Salvador e outras cidades.

MARCA DE CAMAÇARI
Considerada patrimônio cultural do município, a banda completou 31 anos em maio. O grupo de fanfarra é uma entidade filantrópica que realiza trabalho musical voltado para crianças, jovens e adultos. Nas três décadas de história, a banda projetou Camaçari no cenário baiano e contribuiu com a formação musical de mais de 3 mil pessoas.

Atualmente, a banda conta com 120 integrantes distribuídos entre músicos, coreógrafos, professores e instrutores. Na bagagem, carregam desfiles em eventos cívicos e participação no campeonato nacional de bandas e fanfarras, ocorrido em São Paulo, em 1994.
O vasto repertório musical, variando do rock ao clássico, também concedeu à Bamuca o título de pentacampeã baiana na categoria fanfarra simples, no ano passado.

A banda contribui ainda para a formação dos participantes, oferecendo aulas teóricas e práticas sobre música, noções de coreografia e palestras sobre temas discutidos na atualidade, como meio ambiente, política, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e uso de drogas.

APOIO AO PETI
A Bamuquinha, instituída no início do ano passado, é o mais recente trabalho desenvolvido pelo grupo. A banda ensina música a cerca de 150 crianças de 7 a 11 anos, inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A Banda Municipal de Camaçari tem o apoio da Prefeitura que fornece equipamentos musicais, fardamentos e ajuda financeira para o deslocamento dos integrantes para apresentações em outras cidades.

Foto: Nelinho Oliveira

A Banda é considerada uma das melhores da Bahia -

Mais Notícias

Inscrições de candidatos para o Conselho de Cultura encerram nesta terça (28)

Inscrições de candidatos para o Conselho de Cultura encerram nesta ...

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Fórum de Eleição nesta terça (28)

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Fórum de Eleição nesta ...

Vacina contra Influenza é aberta para todos os públicos em Camaçari

Vacina contra Influenza é aberta para todos os públicos em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us