A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) fez bonito na 1ª etapa do Baiano de Bandas e Fanfarras, categoria divisão única, e se consagrou campeã. Com o título, a fanfarra soma 48 troféus.
O evento aconteceu na praça Simões Filho, município de Gandú, no último domingo (26/07). Agora, a equipe municipal se prepara para a próxima competição, marcada para o dia 23 de agosto, em Lauro de Freitas. Ao todo, serão realizadas 10 apresentações pelo Campeonato Baiano.
Participaram 12 grupos de diversas cidades da Bahia, nas categorias musical com evolução A, musical com evolução B, musical com recurso, musical simples, mais a divisão única, que além de Camaçari foi representada por outras quatro cidades.
A Banda ainda ganhou os prêmios de melhor regente, melhor figurino, pelotão Cívico, grupo, coreográfico e melhor mor (pessoa responsável pela organização da banda no palco).
Em 25 minutos de show, a Bamuca apresentou sucessos do repertório, com ênfase nos clássicos e na Música Popular Brasileira (MPB). O Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras é uma promoção da Associação de Bandas e Fanfarras da Bahia (AFAB).
A participação no Baiano de Fanfarras trouxe o 48º título para a Bamuca, diz Gilmar Joaquim, presidente da Banda Municipal. Ele lembra que estão abertas as inscrições para as oficinas de música e coreografia das entidade, com 15 e 10 vagas, respectivamente.
Os interessados devem comparecer a Bamuca de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, munidos da cópia da identidade, comprovante de residência, duas fotos 3X4 e atestado escolar. Os cursos beneficiam jovens a partir dos 13 anos.
HISTÓRIA
A Bamuca é uma entidade filantrópica que desempenha um amplo trabalho social e de resgate da cidadania para centenas de pessoas. Atende crianças, jovens e adultos, oferecendo aulas práticas e teóricas sobre música, coreografia, além de workshops e palestras com temáticas atuais.
Considerado maior patrimônio cultural de Camaçari, a fanfarra foi responsável pela formação musical de aproximadamente duas mil pessoas. Atualmente 145 integrantes, entre músicos, coreógrafos, professores e instrutores, fazem parte da equipe.
Em 32 anos de trabalhos, a entidade conquistou 48 títulos, entre eles o Campeonato Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, no mês de novembro de 2008, em Recife, e o heptacampeonato baiano, em dezembro do mesmo ano. Ambos foram na categoria fanfarra simples.
A Prefeitura é uma grande parceira da Banda Municipal. Através de convênio de cooperação técnica, garante à Bamuca o fornecimento de equipamentos musicais, fardamentos e pagamento das despesas relacionadas ao deslocamento dos integrantes para as apresentações. A sede da banda fica na rua Bela Vista, nº 282, bairro Natal.