A Banda Municipal de Camaçari (BAMUCA) comemora nesta terça-feira (12/05), 32 anos de atividade. Considerado maior patrimônio cultural do Município, a fanfarra foi responsável pela formação musical de aproximadamente duas mil pessoas.
A BAMUCA é uma entidade filantrópica que desempenha um amplo trabalho social e de resgate da cidadania para centenas de pessoas.
O projeto atende crianças, jovens e adultos, oferecendo aulas práticas e teóricas sobre música, coreografia, além de cursos e palestras com temáticas atuais. Atualmente, 145 pessoas entre músicos, coreógrafos, professores e instrutores, integram a equipe.
Os ensaios acontecem de segunda a sábado, com horários específicos para os diferentes componentes. A sede da Bamuca fica na rua Bela Vista, nº 282, bairro Natal.
Edílson Pereira da Silva, 53 anos, faz parte da BAMUCA há três anos. A experiência começou como um encanto, após ver o filho Marlon Calmom da Silva, 14, participar dos ensaios do grupo. Vim só para trazer meu filho e hoje faço parte do pelotão cívico, dedicando grande parte do meu tempo ao projeto. Aqui existe um trabalho social muito grande e me sinto feliz em participar, comenta o aposentado.
Satisfeito, o estudante Marlon Calmon conta que na BAMUCA adquiriu novas experiências. Aqui aprendi a tocar trompete e o que é cidadania. Venho ensaiar durante quatro dias da semana e agradeço muito a meu pai por hoje fazer parte dessa família, diz.
O atual presidente da banda é outro exemplo da importância do grupo na formação dos jovens de Camaçari. Quando se inscreveu como aluno aprendiz, em 1977, Gil da BAMUCA, como hoje é conhecido, tinha apenas 12 anos. Começou a tocar caixa, até se tornar o responsável pela área de percussão da banda, e um dos regentes da banda.
O trabalho realizado pela Banda Municipal também contribuiu com a projeção de Camaçari no cenário nacional. Em 1994, o grupo marca presença em São Paulo e participa do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras.
Hoje, são 47 títulos, entre eles o Campeonato Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, no mês de novembro de 2008, em Recife, e o heptacampeonato baiano, em dezembro do mesmo ano. Ambos foram na categoria fanfarra simples. Recentemente, a Bamuca venceu o Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, realizado em dezembro, em Salvador.
BAMUQUINHA
No intuito de ampliar as ações para o público infantil, a entidade desenvolveu, em 2006, a Bamuquinha. A banda mirim atende 80 crianças com idade entre 6 e 11 anos, inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e filhos de ex-alunos da Bamuca.
Através de convênio de cooperação técnica, a Prefeitura garante à Bamuca o fornecimento de equipamentos musicais, fardamentos e pagamento das despesas relacionadas ao deslocamento dos integrantes para as apresentações.
COMEMORAÇÃO
Em comemoração aos 32 anos de história, a Banda Municipal de Camaçari realiza nesta quinta-feira (14/05), às 19h, a apresentação BAMUCA in Concert.
O show, com cerca de 40 minutos de duração, acontece no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. No repertório toda a versatilidade da BVamuca, com apresentação de música clássica, MPB, samba, rock e outros ritmos.
A programação conta com mostra de fotos sobre a história da entidade e entrega do título de sócio benemérito da entidade ao prefeito Luiz Caetano.
Na ocasião, também será contemplada a presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Luiza Maia.