Ballace reúne dançarinos do país em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2008 12:05:23

Com o olhar perdido no tempo e o coração cheio de expectativa. Foi assim que estavam os alunos de balé da Cidade do Saber, no momento em que foram selecionados oito, dos mais de 100 jovens, para a etapa final da seleção que contemplará 40 futuros bailarinos de todo o Brasil com uma bolsa de estudos da Escola do Teatro Bolshoi.

O prefeito Luiz Caetano presidiu a cerimônia de abertura da terceira edição do Ballace, realizada no Teatro Cidade do Saber. Em seguida, o coordenador geral da Escola Bolshoi do Brasil, Pavel Cazariano, ao lado da coordenadora de seleção, Sylvana Albuquerque, anunciou os selecionados.

Pavel Cazariano afirma que ficou impressionado, pois veio a Camaçari escolher apenas dois alunos e acabou selecionando oito. “A minha decisão é a prova da qualidade do projeto desenvolvido pela Cidade do Saber”.

O Ballace traz, na terceira edição, como novidade a apresentação de dançarinos amadores e abre espaço para a exibição de outras modalidades da dança, além do balé clássico. O evento conta com a participação de 72 grupos de Camaçari, Pojuca, Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e Ibiúna, na Bahia, além de dançarinos dos estados de São Paulo, Rio de |Janeiro, Tocantins, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.

A noite foi abrilhantada com a apresentação dos alunos da Cidade do Saber, seguida dos profissionais convidados, entre eles o dançarino Irlan Silva, vencedor do Festival Youth América Grand Prix, realizado mês passado, em Nova York.

Além do prefeito Luiz Caetano, o evento contou com as presenças da presidente da Câmara Municipal, vereadora Luiza Maia (PT) e do secretário de Assistência Social, José Carlos Silveira.

A SELEÇÃO
Segundo a coordenadora de seleção da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, Sylvana Albuquerque, para fazer a seleção se leva em conta biotipo, coordenação motora, flexibilidade, projeção cênica e outros requisitos.

Entre os oito selecionados está Bianca Portela de Jesus, que aos 10 anos viverá a experiência de concorrer com cerca de 600 alunos de todo Brasil à bolsa de estudos na renomada Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinvile, Santa Catarina.

A Escola Bolshoi do Brasil disponibiliza 40 bolsas de estudos, metade para meninas e a outra metade para os meninos, todos com idade entre 9 a 12 anos. A etapa final do exame ocorre nos dias 18 e 19 de outubro, em Joinvile.

EXPOSIÇÃO NO FOYER
Enquanto acontecia as apresentações no interior do Teatro Cidade do Saber, o foyer era palco de exposição dos produtos confeccionados por professores e alunos, a partir de materiais recicláveis. Era possível encontrar camisetas pintadas à mão, pinturas sobre telas e desenhos em técnicas de pastel e carvão.

A exposição, realizada pelo núcleo de Artes Plásticas da Cidade do Saber, vai até domingo (25/05), e tem como objetivo mostrar o talento dos alunos e a diversidade de criações em arte e artesanato.
Além dessa exposição, o foyer também contou com uma organizada seção para vendas de objetos do mundo da dança, que vão desde sapatilhas, colantes, bijuterias a criativos quadros e porta-retratos.

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO

9h às 15h – Oficinas e cursos

16h – Mostra de Dança Não Competitiva com oito apresentações

19h – mostra Competitiva com sete apresentações de sapateado e dança de salão.

Foto: Nelinho Oliveira

Ballance coloca Camaçari no circuito brasileiro da dança -

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us