Ballace reúne dançarinos do país em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2008 12:05:23

Com o olhar perdido no tempo e o coração cheio de expectativa. Foi assim que estavam os alunos de balé da Cidade do Saber, no momento em que foram selecionados oito, dos mais de 100 jovens, para a etapa final da seleção que contemplará 40 futuros bailarinos de todo o Brasil com uma bolsa de estudos da Escola do Teatro Bolshoi.

O prefeito Luiz Caetano presidiu a cerimônia de abertura da terceira edição do Ballace, realizada no Teatro Cidade do Saber. Em seguida, o coordenador geral da Escola Bolshoi do Brasil, Pavel Cazariano, ao lado da coordenadora de seleção, Sylvana Albuquerque, anunciou os selecionados.

Pavel Cazariano afirma que ficou impressionado, pois veio a Camaçari escolher apenas dois alunos e acabou selecionando oito. “A minha decisão é a prova da qualidade do projeto desenvolvido pela Cidade do Saber”.

O Ballace traz, na terceira edição, como novidade a apresentação de dançarinos amadores e abre espaço para a exibição de outras modalidades da dança, além do balé clássico. O evento conta com a participação de 72 grupos de Camaçari, Pojuca, Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e Ibiúna, na Bahia, além de dançarinos dos estados de São Paulo, Rio de |Janeiro, Tocantins, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.

A noite foi abrilhantada com a apresentação dos alunos da Cidade do Saber, seguida dos profissionais convidados, entre eles o dançarino Irlan Silva, vencedor do Festival Youth América Grand Prix, realizado mês passado, em Nova York.

Além do prefeito Luiz Caetano, o evento contou com as presenças da presidente da Câmara Municipal, vereadora Luiza Maia (PT) e do secretário de Assistência Social, José Carlos Silveira.

A SELEÇÃO
Segundo a coordenadora de seleção da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, Sylvana Albuquerque, para fazer a seleção se leva em conta biotipo, coordenação motora, flexibilidade, projeção cênica e outros requisitos.

Entre os oito selecionados está Bianca Portela de Jesus, que aos 10 anos viverá a experiência de concorrer com cerca de 600 alunos de todo Brasil à bolsa de estudos na renomada Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinvile, Santa Catarina.

A Escola Bolshoi do Brasil disponibiliza 40 bolsas de estudos, metade para meninas e a outra metade para os meninos, todos com idade entre 9 a 12 anos. A etapa final do exame ocorre nos dias 18 e 19 de outubro, em Joinvile.

EXPOSIÇÃO NO FOYER
Enquanto acontecia as apresentações no interior do Teatro Cidade do Saber, o foyer era palco de exposição dos produtos confeccionados por professores e alunos, a partir de materiais recicláveis. Era possível encontrar camisetas pintadas à mão, pinturas sobre telas e desenhos em técnicas de pastel e carvão.

A exposição, realizada pelo núcleo de Artes Plásticas da Cidade do Saber, vai até domingo (25/05), e tem como objetivo mostrar o talento dos alunos e a diversidade de criações em arte e artesanato.
Além dessa exposição, o foyer também contou com uma organizada seção para vendas de objetos do mundo da dança, que vão desde sapatilhas, colantes, bijuterias a criativos quadros e porta-retratos.

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO

9h às 15h – Oficinas e cursos

16h – Mostra de Dança Não Competitiva com oito apresentações

19h – mostra Competitiva com sete apresentações de sapateado e dança de salão.

Foto: Nelinho Oliveira

Ballance coloca Camaçari no circuito brasileiro da dança -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.