O Festival de dança Ballace e a primeira etapa da seleção de novos alunos para a escola do balé Bolshoi movimentam Camaçari a partir desta quinta-feira (11/06).
O Ballace, Festival Nacional de Dança, que acontece em Camaçari pelo terceiro ano consecutivo, prosegue até domingo (14/06), e deve reunir cerca de 3.500 pessoas, entre bailarinos e espectadores.
O Ballace, que está na quarta edição, sempre foi realizado no Estado. Apenas na estréia, o festival aconteceu fora de Camaçari.
O evento, considerado um dos mais importantes festivais de dança do país reforça o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos da Cidade do Saber, que durante quatro dias convivem com dançarinos de todo país.
O festival promove mostras competitivas e não-competitivas, oficinas e palestras sobre os aspectos da dança, além de trazer para o Município bailarinos brasileiros de destaque de companhias nacionais e internacionais.
As modalidades a serem trabalhadas durante os quatro dias do evento são o Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança de Salão e a Dança Popular.
As atividades acontecem no teatro e auditórios da Cidade do Saber. Durante o Ballace, os alunos do complexo apresentam o resultado do trabalho desenvolvido no local.
A escolha de Camaçari para sediar um evento deste porte é graças à política cultural desenvolvida no Município, que possibilita à população carente o acesso a cursos gratuitos de arte e esporte, com um padrão de excelência em qualidade.
Os interessados em assistir às apresentações no Teatro Cidade do Saber podem adquirir os ingressos na bilheteria, das 14h às 18h. A entrada custa R$ 10,00.
BOLSHOI
Já a pré-seleção dos alunos que cursam balé na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, para uma vaga na escola de balé do Teatro Bolshoi de Santa Catarina, acontece na sexta e sábado (12 e 13/06).
Os testes serão coordenados por duas professoras da Escola Bolshoi, considerada uma das maiores escolas de dança do mundo.
Os aprovados seguem para fase final, prevista para os dias 17 e 18 de outubro.
Alexandre dos Santos, 13 anos, Daiane da Silva, 11 anos, Érica de Oliveira, 12 anos, e Rodrigo Júnior, 11 anos, foram selecionados em 2008 e já estão estudando na escola brasileira do Bolshoi, na cidade de Joinville.
Os jovens moram em um imóvel, onde recebem os cuidados dos pais sociais Joselito Pereira e Cleide Nunes, pai e mãe biológicos de Daiane Brito.
Chamada de Casa Social de Camaçari, o imóvel é mantido pela Prefeitura que também garante alimentação e transporte.