Balcão de Justiça de Parafuso funciona na Casa da Família

Iwwa Agência
Publicado 29/07/2009 02:07:23

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif, disse que a inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania, em Parafuso, representa um avanço para Camaçari no sentido de aproximar a comunidade carente da Justiça.

O posto localizado no Cras – Casa da Família, começou a funcionar nesta quinta-feira (30/07).

A iniciativa possibilita a realização de acordos e conciliações sem a necessidade de levar o caso a julgamento. O serviço é gratuito e funciona de forma rápida, sem desgaste das partes envolvidas. O Balcão de Justiça funciona das 9h às 17h.

De acordo com o Procurador Geral do Município, José Orlando de Carvalho, a intenção de Camaçari é colaborar para a melhoria dos serviços do Judiciário na cidade. A iniciativa é uma parceria entre a administração municipal junto ao Tribunal de Justiça do Estado.

Com a unidade de Parafuso, os moradores não precisarão se deslocar até a sede do Município para resolver questões judiciais. Para Augusto de Paula, advogado responsável pelo Balcão de Parafuso, o programa desburocratiza o processo e harmoniza mais a comunidade. A expectativa é de que sejam atendidas, diariamente, 20 pessoas no local.

Em dois anos, o Balcão de Justiça e Cidadania realizou mais de 16 mil acordos em todo o Estado e atendeu mais de 50 mil pessoas. Segundo a desembargadora Silvia Zarif, mais de 95% dos acordos firmados são cumpridos.

A moradora de Parafuso, Eliza Menezes, presente na inauguração do Balcão de Justiça, realizada quarta-feira (29/07), diz que a iniciativa beneficia a comunidade, que antes precisava ir até o centro para solucionar questões simples.

Além do advogado responsável, o Balcão de Justiça de Parafuso vai contar com o trabalho de dez estagiários de Direito, treinados e capacitados para atender a comunidade. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira.

Estiveram presentes na cerimônia, a assessora de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado, juíza Patrícia Cerqueira, o coordenador de Balcões de Justiça de Camaçari, juiz Murilo Castro, o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Camaçari, Sérgio Paiva, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, o deputado estadual Bira Coroa e a comunidade.

Foto: Agnaldo Silva

Balcão funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.