Balanço da Ouvidoria Geral indica fortalecimento do sistema no 3º trimestre de 2021

ASCOM
Publicado 15/10/2021 09:10:04

 
A Ouvidoria Geral do Município (OGM) registrou de janeiro a setembro de 2021 um total de 1.297 manifestações. Desse número, 774 foram registradas somente nos últimos três meses. No terceiro trimestre do ano, o índice de resolução geral do sistema gerenciado pela Ouvidoria foi de 78,87%, quando consideradas todas as pastas.

O aumento do número de resoluções deve-se ao trabalho diligente do órgão para aproximar o munícipe da dinâmica da gestão municipal. A adoção do Sistema Contabilis, disponível no Portal do Cidadão, no site da prefeitura, adotado a partir do dia 1º de julho de 2021, foi a iniciativa que mais contribuiu para essa aproximação, bem como para a resolubilidade das manifestações recebidas. O portal, que alimenta o sistema interno, possibilitou mais agilidade e transparência quanto às demandas do cidadão encaminhadas às secretarias.

Aliada a essa agilidade, o sistema reduziu o grau de burocracia na gestão com essa operacionalidade ofertada ao cidadão, que dispensou a circulação de papéis entre a Ouvidoria, secretarias e o munícipe. Com isso, o órgão gerou economia no serviço público, contribuindo, ao mesmo tempo, com o meio ambiente.

As instâncias com o menor número de manifestações junto à OGM no acumulado do 3º trimestre foram as secretarias do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Turismo (Setur), do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e a Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), que no período apresentam, cada, uma manifestação. Nos últimos três meses, esse número foi nulo.

As secretarias e autarquias com o maior índice de resolução no período acumulado foram a da Cultura (Secult), a da Administração (Secad) e a Limpec, todas com 100% de manifestações respondidas.

No terceiro trimestre, referente ao número de manifestações registradas, a Secretaria da Saúde (Sesau) manteve a liderança apresentada no 1º semestre. Enquanto neste, o índice foi de 26,19% do total, no 3º trimestre esse percentual foi de 41,33%. Quanto às resoluções, no 3º trimestre elas atingiram 65,64% do total para a pasta da saúde. As reclamações prevaleceram, sendo as mais recorrentes aquelas relativas ao atendimento recebido nas unidades de saúde municipais, bem como quanto ao setor de regulação.

Segue a Sesau, em segundo lugar, no ranking de manifestações do 3º trimestre, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). As principais reclamações trataram de varrição, poda, iluminação e retirada de lixo. Em terceiro lugar veio a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), trazendo entre as principais manifestações, denúncias de ocupação irregular, de poluição ambiental e de aglomerações, dentro do contexto da pandemia da Covid-19.

A Ouvidoria Geral registra reclamações, elogios, denúncias ou críticas, remetendo-as aos órgãos da administração pública. Os canais tradicionais de comunicação do órgão permanecem ativos, podendo ser acessados através do número 0800 3847 325, do WhatsApp (71) 98137-1615, pelo e-mail: ouvidoria@camacari.ba.gov.br, ou por meio dos telefones 3622-7375/ 7324 ou 7305. Para manifestações presenciais, o órgão atende no seguinte endereço: Rua Vera Lúcia Pestana Fróis, s/n.º, Centro, na Casa do Trabalho, (antiga rua do Migrante).

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