Bairros com novas nomenclaturas

Iwwa Agência
Publicado 24/10/2012 03:10:28

Nomes de vias são como identidades. A oficialização dos nomes de localidades de qualquer natureza é essencial para auxiliar a população na localização dos endereços. Em Camaçari, a criação ou mudança do nome de qualquer bairro é realizada através da Sedur (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano). E na maioria das vezes, em atenção à solicitação de moradores.

Entre os bairros que tiveram os nomes modificados e que as novas nomenclaturas são amplamente conhecidas pela população estão o Ficam, Parque Florestal, Mangueiral, Camaçari de Dentro, Jardim Brasília, Ponto Certo e Piaçaveira, entre outros.

Existem também os bairros que tiveram os nomes modificados e que ainda não são utilizados comumente pela população. Entre eles estão os bairros Dr. Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Renascer, mais conhecidos como Gleba E, Phoc III e Phoc II, respectivamente.

Segundo o gerente de Planejamento Urbano da Sedur, Flávio de Carvalho, o uso comum dos nomes de bairros acontece de forma mais acelerada quando a nova nomenclatura é determinada a partir de uma solicitação da comunidade.

Maria do Amparo da Silva, comerciante e moradora do bairro Dr. Ulysses Guimarães, não conhecia o atual nome do local em que reside. “Acho que levará bastante tempo até os moradores se acostumarem com o novo nome”.

Natural de Camaçari, o jovem Iuri Maciel reside no bairro Piaçaveira, antes chamado de Gleba D, desde que nasceu. “Gosto do nome atual”, disse o adolescente.

De acordo com a Sedur, o primeiro passo para mudança do nome de um bairro ou a criação de um novo nome quando é feito o parcelamento de áreas, consiste na solicitação dos moradores junto ao setor de Protocolo Geral da Secretaria. Em seguida, quando necessário, é feita a medição da área e coletada as informações sobre os serviços públicos disponíveis no local, a exemplo de coleta de lixo e saneamento básico, dentre outros.

Em algumas situações, a Sedur realiza ainda uma consulta pública com a comunidade para confirmar o interesse na mudança ou na criação da nomenclatura para a região. Posteriormente, é feita uma minuta de lei para ser apreciada pela Câmara Municipal e posteriormente sancionada pelo prefeito.

Toda criação, oficialização e atualização de nomes de bairros é publicada no Diário Oficial do Município. Os dados são utilizados como base de informações pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), Embasa (Baiana de Águas e Saneamento S.A), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e demais instituições que só utilizam endereços oficializados por lei. 

Slideshow | 4 fotos

Bairros com novas nomenclaturas

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us