Baile dos Coroas encerra festa em Monte Gordo

ASCOM BOT
Publicado 23/01/2010 11:01:10

A lavagem de Guarajuba/Monte Gordo resgatou uma tradição iniciada há 30 anos, com a retomada do percurso original. Integrado pelos Filhos de Gandhy, baianas, trio elétrico com a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), lideranças políticas, comunidade e turistas, o cortejo saiu da praia de Guarajuba, às 13h, e seguiu até a capela São Francisco de Assis, em Monte Gordo.

Para o prefeito Luiz Caetano, a lavagem de Monte Gordo/Guarajuba vai além do valor cultural e religioso. “Esta festa tem um papel importante na união dos nativos, comerciantes, veranistas e na preservação das potencialidades turísticas do município”, afirmou.

A presidente da Câmara Municipal, Luiza Maia, comentou sobre a importância do evento para o Município, ao lembrar que “a festa de São Francisco de Assis faz parte da história de Camaçari”. Disse ainda se sentir honrada “em estar aqui ao lado desse povo acolhedor, que tanto me orgulha em representá-lo no Legislativo”.

No entendimento da dona de casa Bernadete Miranda, moradora de Monte Gordo, a lavagem a cada ano fica melhor. “Está mais organizada, sem violência, estou adorando”. Já a turista mineira Vera Vilizola, de férias em Guarajuba e que participou da ala das baianas, confessou que a festa é a concretização de um sonho. “Adoro este lugar, sempre quis desfilar na lavagem vestida de baiana, sinto-me realizada”, falou emocionada.

A festa em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis prossegue neste sábado e domingo (23 e 24/01) com diversas atrações musicais e só termina segunda-feira (25/01), com uma extensa programação: uma procissão marítima, a partir das 15h, na praia de Guarajuba, seguida de uma procissão terrestre, com os devotos acompanhando a Filarmônica 28 de Setembro até a capela de Monte Gordo, e, finalmente, o Baile dos Coroas, a partir das 22h, na Associação de Moradores.

Slideshow | 2 fotos

Baile dos Coroas encerra festa em Monte Gordo

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Sedap dinamiza feiras itinerantes

Sedap dinamiza feiras itinerantes

Decreto prorroga medidas preventivas à Covid-19 até o dia 19 de fevereiro

Decreto prorroga medidas preventivas à Covid-19 até o dia 19 de fev...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.