A lavagem de Guarajuba, que abriu o ciclo de festas populares da orla de Camaçari, termina nesta segunda-feira (19/01), com o Baile dos Coroas.
O último dia começa com sambão na beira da praia e às 15h, dez embarcações iniciam a procissão marítima.
Após uma hora em alto mar, a imagem de São Francisco de Assis será levada, em procissão terrestre, até a capela que leva o nome do santo, em Monte Gordo. As manifestações, durante o dia, acontecem na praia do Porto.
À noite, o Baile dos Coroas, em Monte Gordo, encerra a festa, com o show da banda Leno e Lenilson, a partir das 20h.
Tradição desde 1951, a lavagem de Guarajuba reúne moradores, turistas, veranistas e devotos de São Francisco de Assis, padroeiro dos pescadores e da localidade.
A festa teve início na sexta-feira (16/01), com a lavagem da escadaria da capela e uma caminhada, de quase três quilômetros, que saiu da praça da Juventude, em Guarajuba, em direção a Monte Gordo.
Para a baiana Célia Tavares, que participa há 10 anos do festejo, a fé e a alegria motivam os nativos e populares a saírem de casa para vivenciar o ato de devoção.
Os turistas, como sempre, marcaram presença durante o cortejo. A paulistana Lais Azevedo garante que as manifestações culturais da Bahia são um atrativo a mais na hora de escolher onde passar o Verão. Acertei em cheio quando escolhi Guarajuba.
Nos três primeiros dias da lavagem, as noites foram animadas por bandas como Black Style, Beto Jamaica, Kortezia e Guig Guetho. Os populares puderam brincar com tranqüilidade e segurança, protegidos por policiais, agentes de trânsito e da Defesa Civil.
A próxima lavagem acontece na sexta-feira (23/01), em Barra do Pojuca. As festas têm a finalidade de manter a tradição, oferecer cultura e lazer para a população da orla, valorizar os artistas locais e incrementar a economia da região.

Depois do cortejo e lavagem, Baianas puxam o samba -