Bailarinos de todo país se apresentam em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 12/06/2009 03:06:51

A beleza e a magia da dança tomam conta do Teatro da Cidade do Saber (TCS). Os alunos do curso de balé do complexo de inclusão social abrilhantaram a noite de abertura do Ballace – Festival Nacional de Dança – com a coreografia Boneca Bailarina.

O grupo dividiu espaço com importantes profissionais, como o solista do corpo de baile da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes. Do lado de fora, no foyer, barracas de diversos estados divulgavam as novidades na área.

As apresentações seguem até domingo (14/06). O evento traz mostras, concursos, em um total de 200 grupos competitivos, além de palestras e aproximadamente 20 oficinas.

São oferecidas aulas de balé clássico infantil, dança criativa, curso para professores de balé, dança moderna, jazz, musical theatre, coreografia e balé clássico.

Participam cerca de 1.200 bailarinos e estudiosos da dança dos estados de São Paulo (SP), Alagoas (AL), Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT) e Sergipe (SE), além de grupos e escolas de Salvador e cidades do interior.

O resultado das mostras e concursos são divulgados ao final de cada sessão, que soma duas por dia.

Os três primeiros colocados ganham medalhas. O bailarino e a bailarina revelação e o melhor coreógrafo ainda levam para casa um prêmio em dinheiro, que varia de R$ 500,00 e R$ 1.500,00.

Os jurados são professores convidados pelo Ballace, entre eles estão Toshie Kobayashi, Membro do Conselho Consultivo do Festival de Dança de Joinville, Sylvana Albuquerque e Maria Antonieta Spadari, coordenadoras da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil.

Aline Porto e Caroline Florêncio, alunas do curso de balé da Cidade do Saber desde 2007, não competem em nenhuma modalidade, mas se dedicaram para que a coreografia Valsa Rosa fosse um sucesso. “Fiquei ansiosa para chegar logo o dia desta mostra. Já é a segunda vez que participo.

Aline, 12 anos, garante que se apresentar no Festival significa um crescimento na minha carreira de bailaria”. “Adoro receber os aplausos da platéia. Sempre que danço trago minha família e colegas da escola para me prestigiar”, conta Caroline, 13.

Irlan Santos, membro da Companhia ABT, em Nova York, e Carolina Neves, da Companhia Washington de Balé, ambos nos Estados Unidos, marcam presença no Ballace pelo segundo ano consecutivo. Os dois também participaram de uma das mostras de abertura do evento.

“Dançar em Camaçari é sempre muito bom e hoje já me sinto em casa. Pude conhecer a Cidade do Saber e percebi que aqui o sonho de muitas pessoas pode se tornar realidade porque elas têm a oportunidade de se especializar em algo”, afirma a bailarina carioca.

“O Ballace cresceu muito e por isso, a cada ano, é sempre maior o número de participantes. Isso é bom porque divulga o trabalho do bailarino e permite que os alunos da Cidade do Saber troquem experiências com bailarinos de outros estados”, diz Irlan Santos.

Durante a cerimônia, que lotou o teatro do complexo Professor Raymundo Pinheiro, o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, disse que com o evento lança Camaçari como capital nacional da dança e permite a inclusão social através da modalidade.

Para o secretário, esse trabalho ganha mais força com a possibilidade de novos alunos de Camaçari ingressarem na escola Bolshoi.

SELETIVA BOLSHOI
O Bolshoi no Brasil realizou nesta sexta-feira (12/06), o teste de 140 alunos da Cidade do Saber. Os aprovados participam da seletiva nacional, que acontece em Joinville, Santa Catarina, nos dias 17 e 18 de outubro deste ano.

“Como forma de ampliar as políticas públicas de cultura, a Prefeitura pretende implantar, no próximo semestre, o Conselho e Fundo Municipal da Cultura”, finalizou Vital Vasconcelos.

Slideshow | 4 fotos

Bailarinos de todo país se apresentam em Camaçari

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.