As bailarinas Anna Clara Pinheiro Rocha e Auane dos Santos Ferreira, ambas de 9 anos de idade, viajam sexta-feira (19/10) para Joinville, Santa Catarina, onde participam da etapa nacional da seleção dos novos bolsistas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
As alunas do curso de balé da Cidade do Saber concorrem com cerca de 500 bailarinos de todo o país. O resultado da seletiva será divulgado no domingo (21/10). Se aprovadas, elas se juntarão a Daiane Pereira, Érica Santos, Andressa Oliveira, Pâmela Santos, Alexandre Vieira e Danilo Henrique, estudantes do Bolshoi de Camaçari que residem na capital catarinense na casa social mantida pela Prefeitura.
Para conquistar uma bolsa de estudos na Escola do Teatro Bolshoi, as meninas passarão por avaliação com fisioterapeutas, médicos e professores, para análise da postura, estrutura, habilidades físicas, percentual de massa corpórea, força, musculatura, articulações, dentre outros aspectos. Há ainda a etapa da avaliação artístico-musical e cognitiva, nas quais serão analisadas as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual.
As jovens viajarão acompanhadas das mães, da coordenadora de Cultura e Arte da Cidade do Saber, Débora Bitencourt, e da coordenadora pedagógica da Ebateca – Escola de Balé parceira da Cidade do Saber -, Renata Anjos. “Estamos muito empolgadas com a viagem, pois é sempre um prazer ter nossos alunos participando de uma seleção tão importante quanto a do Bolshoi”, revela Débora.

Anna Clara e Auane Ferreira na seletiva do Bolshoi -